Introdução / Introduction

Porto, 25 e 26 novembro de 2016

 

English version »»»

 

As Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental de 2016 assumem um caráter especial já que se enquadram na celebração do 10º Aniversário da ENCONTRAR+SE. Mantendo um foco especial no tema proposto pela World Federation for Mental Health (WFMH) para o Dia Mundial da Saúde Mental deste ano – “Dignity in Mental Health - Psychological & Mental Health First Aid for All”, o programa desenvolvido abrange algumas das áreas em que o trabalho da ENCONTRAR+SE se destacou ao longo de uma década de trabalho.

Para enfatizar o trabalho desenvolvido pela ENCONTRAR+SE no domínio da intervenção, o programa de comemorações envolve, igualmente, a realização de um ciclo de conferências e workshops que partindo da temática proposta pela WFMH, “Dignity in Mental Health - Psychological & Mental Health First Aid for All”, pretende abranger aspetos centrais do processo de adoecer / recuperar de um problema de saúde mental.

Este ciclo de conferências e workshops tem como objetivo central permitir aos profissionais de saúde mental uma oportunidade de discutir questões fundamentais que podem fazer a diferença no seu trabalho diário no sentido de promover a dignidade em saúde mental. Por outro lado, pretende ser uma oportunidade de atualização em práticas inovadoras.

O programa das Comemorações dos 10 anos da ENCONTRAR+SE abrange algumas das áreas em que o trabalho da Associação se destacou ao longo de uma década de trabalho. Engloba diversas iniciativas dirigidas a diferentes públicos e conta com o apoio de diversos parceiros e instituições nacionais e internacionais.

Teve início a 1 de junho com uma iniciativa dirigida ao grande público, com o duplo objetivo de sensibilizar para a problemática da saúde mental e para as faltas de verbas nesta área que comprometem a prestação de cuidados adequados, incluindo aqueles prestados pela ENCONTRAR+SE. Promoveu a exposição “QUANTO TEMPO FALTA?”, integrada no projecto "FRASES PARA QUEM", co-organizada com a Câmara Municipal do Porto, que reuniu obras de 24 artistas, e que esteve patente ao público nos Paços do Concelho até ao dia 29 de julho (http://www.frasesparaquem.pt).

As Comemorações do 10º Aniversário da ENCONTRAR+SE encerram com o Jantar-festa de Beneficência durante o qual se realiza a Cerimónia de Entrega do Prémio de Reconhecimento UPA 2016, que se realiza no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa do Porto.
 

 

 

Organização / Organization

     

 

Parceiros / Institutional Support

 

 

Alto Patrocínio / High Patronage

              

 

 

Apoios / Support