Objeto

O projeto propõe-se estudar a gestão escolar em 3 dimensões chave:

i. órgãos de gestão e estruturas pedagógicas
(Conselho Geral, Diretor, Conselho Pedagógico, Conselho Administrativo, Departamentos curriculares, Grupo Disciplinar, Coordenação de Ciclo e Conselho de Turma) – focalização no plano das orientações para a ação e no plano da ação concreta;

ii. práticas organizacionais
modelos de organização escolar em ação (gestão dos tempos e espaços de aprendizagem, gestão curricular, agrupamento dos alunos e alocação de professores a grupos específicos de alunos) – descrição e impactos na melhoria da qualidade dos processos e dos resultados educativos;

iii. gestão de sala de aula
modelos pedagógicos em ação (estratégias de ensino, avaliação e aprendizagem) – descrição e impactos na melhoria da qualidade dos
processos e dos resultados educativos.
Recorre-se a uma metodologia de investigação quali-quanti que permita a compreensão global e heurística da forma como são geridas as escolas.

 

Este projeto é financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo no âmbito do Edulog, think tank da Educação.