QUEM SOMOS

 

Atualmente, a capacidade de compreender e avaliar os estudos desenvolvidos nas neurociências é um trunfo essencial para os psicólogos. Nomeadamente, as experiências laboratoriais realistas e com um propósito claro representam uma parte extremamente importante da formação em psicologia. Com esta finalidade, foi fundado em 2014 o Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Porto. O Professor Fernando Ferreira-Santos foi o seu primeiro coordenador, tendo sido substituído na sua saída pela Professora Patrícia Oliveira-Silva.

O HNL é um projeto iniciado e mantido pela FEP, integrando uma infraestrutura de investigação desenvolvida em parceria com a Católica Porto Business School, e que contou com o apoio financeiro da presidência do Centro Regional do Porto da UCP. Atualmente, o HNL partilha a infraestrutura principal com o “Behaviour, Economics, and Organizations Laboratory – BEO-LAB”.

O HNL representa um contexto estimulante de ensino e investigação inteiramente dedicado à exploração das áreas das neurociências cognitivas e afetivas. Originalmente, o projeto do HNL foi desenvolvido para oferecer: (i) um ambiente atrativo para treinar estudantes de Psicologia na área das neurociências; (ii) uma formação científica generalizada de qualidade; e (iii) um fórum no qual os estudantes e investigadores se possam se desenvolver e progredir enquanto profissionais qualificados.

No HNL, a investigação existe, lado a lado, com o ensino. De facto, para nós, a aprendizagem é alcançada através da integração da investigação e do desenvolvimento pessoal. Por esse motivo os associados ao laboratório entram num programa de orientação por docentes e por pares, tendo a oportunidade de receber orientação em todos os aspetos científicos e, ainda, terem a oportunidade de experimentar uma gama completa de emoções relacionadas com a investigação, desde alegrias a frustrações. No entanto, esta experiência permite-lhes claramente desenvolver muitas competências relacionadas com o exercício da profissão, adquirir conhecimento relacionado com uma diversidade de temas com base nos interesses dos associados ao laboratório, e construir um currículo competitivo.

O nosso programa de investigação centra-se amplamente sobre os correlatos neurofisiológicos periféricos do comportamento social e da regulação emocional, através da utilização de amostras clínicas e não-clínicas, tanto a nível individual como diádico. Adicionalmente, o HNL tem também uma ampla linha de investigação sobre a sincronia psicofisiológica em interações diádicas interpessoais.

Atualmente, o HNL acolhe mais de 20 alunos, da licenciatura (1º, 2º e 3º anos), do mestrado em Psicologia, bem como investigadores de pós-doutoramento. Os associados ao laboratório que ainda estão na licenciatura ou no mestrado têm uma excelente oportunidade de experimentar um início produtivo nas suas vidas profissionais enquanto investigadores, ao entrarem no programa de supervisão, que os orienta para uma experiência enriquecedora a vários níveis (por exemplo, comunicação e discussão científica, preparação de manuscritos, preparação de propostas de investigação, apenas para dar alguns exemplos). Em relação aos investigadores de pós-doutoramento, eles têm a oportunidade de promover suas carreiras, desenvolver ou aprimorar várias competências relacionadas com a própria carreira para alcançar maior autonomia, de se envolverem nas tarefas de gestão do laboratório e de formarem os estudantes menos experientes.

Adicionalmente, a cada semana o laboratório é preenchido com a diversidade de estudantes e com os interesses que trazem para o grupo, durante a nossa reunião semanal. As nossas reuniões são eventos muito importantes para todos. Durante essas reuniões, podemos acolher novos associados ao laboratório ou visitantes, discutir aspetos relacionados com a gestão das nossas atividades, dar formação em diferentes metodologias, agendar procedimentos relacionados com os estudos em desenvolvimento, e também, passar algum tempo de qualidade juntos como um grupo de investigação colaborativo.

Com uma infraestrutura moderna, o HNL está equipado para realizar estudos de investigação com medidas comportamentais e neurofisiológicas periféricas em diferentes linhas de investigação, particularmente em processos cognitivos, afetivos e sociais.

Para todos os associados e amigos do HNL, gostaríamos de agradecer o vosso apoio, tempo e esforços que fizeram deste projeto um sucesso. Estamos ansiosos por tudo o que ainda esperamos alcançar nos próximos anos.

Sejam todos bem-vindos a participar nesta equipa criativa e entusiástica!

Prof. Patrícia Oliveira-Silva

Coordenadora, Human Neurobehavioral Laboratory