Keynote speakers

 

Dr. Philip Hallinger (Universidade de Mahidol)  
 
Dr. Philip Hallinger é Professor da Cátedra de Liderança da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Tailândia, na Universidade de Mahidol (Tailândia) e Professor Convidado Honorário no Departamento de Liderança e Gestão Educacional na Universidade de Joanesburgo (África do Sul).
 
O Professor Hallinger coordenou cadeiras universitárias nos E.U.A, Tailândia, China e Hong Kong. É autor da escala “Principal Instructional Management Rating Scale” (PIMRS), considerado o instrumento mais utilizado no âmbito da liderança em Educação.
Em 2014 recebeu o Prémio de Excelência em Investigação sobre Liderança Educacional, da Associação Americana de Investigação em Educação, e ainda o Prémio de Distinção na Carreira “Roald F. Campbell”, do Conselho Universitário para a Administração Educacional.
A sua investigação foca-se na liderança instrucional / pedagógica dos Diretores escolares, na aprendizagem baseada em problemas, no desenvolvimento da liderança e em estudos internacionais em liderança e gestão educativa.
 
Conferência: Mapeamento científico da evolução da investigação e prática de Liderança Instrucional, 1960 – 2018
 
Esta conferência apresenta uma revisão bibliométrica sistemática da investigação sobre liderança instrucional conduzida entre 1960 e 2018. Foram utilizadas ferramentas de mapeamento científico (science mapping) para analisar 2,500 artigos publicados em revistas indexadas na base de dados SCOPUS sobre liderança instrucional entre 1960 e 2018. Hallinger documentou o crescimento gradual, mas significativo, da liderança instrucional ao longo do tempo, assim como a expansão da investigação e práticas de liderança instrucional dos Estados Unidos da América para o resto do mundo, no decurso do período de 60 anos em revisão.
Em simultâneo com este crescimento e expansão geográfica, emergiram conceitos afluentes da investigação principal sobre liderança instrucional. Estes incluem investigação em liderança para a aprendizagem, liderança centrada na aprendizagem, liderança focada na aprendizagem, liderança do professor, liderança instrucional partilhada, liderança colaborativa e liderança distribuída. Não obstante esta diversificação de concetualizações, a revisão mostra que cada um destes conceitos está relacionado com abordagens que mantêm o foco central no ensino e na aprendizagem e que foram primeiramente introduzidas nos primórdios da investigação em liderança instrucional. A revisão também permitiu identificar autores-chave e documentos que mapeiam a linhagem deste campo de investigação, à medida que foi evoluindo de um ramo menor da liderança e gestão educativa, entre 1960 e 1970, para um conceito central neste campo, nos anos 2000. Apresentam-se as implicações desta revisão global no campo da liderança educativa.
 
 
 
Dr. Joaquín Gairín Sallán (Universitat Autónoma de Barcelona)
 
Joaquín Gairín é, pela segunda vez, Diretor da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), sendo Professor Catedrático de Pedagogia na mesma Universidade.
Coordena o grupo de investigação “Equipa de Desenvolvimento Organizacional” (EDO: http://edo.uab.es), o grupo “Rede Internacional de Apoio à Gestão Educativa” (RedAGE: http://www.redage.org) e vários outros projetos europeus como ORACLE e ACCEDES. Atualmente, a sua atividade como docente e investigador está focada em temas como currículo, avaliação e organização/gestão de instituições educativas, assim como na gestão de conhecimento e comunidades de aprendizagem profissional. Gairín desenvolve, também, linhas de investigação relacionadas com grupos vulneráveis da população em instituições de educação e formação e com a promoção de instituições educativas seguras e saudáveis. É, ainda, consultor internacional, tendo já apoiado a implementação de programas de reforma educativa, quer em Espanha, quer na América Latina. 
 
 
Conferência: Gestão Escolar, Liderança e Melhoria das Aprendizagens
 
Tradicionalmente, a organização e gestão de contextos educativos tem-se orientado pelo currículo e pelos normativos gerais estabelecidos. Uma educação mais contextualizada exige o desenvolvimento da autonomia das escolas, a revisão dos modelos de funcionamento institucional e a revisão do papel dos normativos. Estes novos tempos requerem a consideração dos profissionais como agentes de mudança e um foco maior nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, conceitos e práticas como prática reflexiva, liderança pedagógica/instrucional, tomada de decisão baseada em dados concretos, trabalho colaborativo intra e inter contextos educativos e promoção de autoavaliação institucional, adquirem um valor cada vez mais importante.
 
 

 

Dr. Philip Hallinger (Bio)
 
Dr. Philip Hallinger is the Thailand Sustainable Development Foundation Chair Professor of Leadership at Mahidol University (Thailand) and Distinguished Visiting Professor in the Department of Educational Leadership and Management in the University of Johannesburg (South Africa). Professor Hallinger has held professorships in the USA, Thailand, mainland China, and Hong Kong. He is author of the Principal Instructional Management Rating Scale, the most widely used leadership instrument in education. In 2014 he received the Excellence in Research on Educational Leadership Award from the American Educational Research Association and the Roald F. Campbell Award for Distinguished Lifetime Achievement from the University Council for Educational Administration. His research focuses on principal instructional leadership, problem-based learning, leadership development, and international studies in educational leadership and management.
 
Conference: Science Mapping the Evolution of Instructional Leadership research and Practice, 1960 – 2018
 
This paper presents a systematic bibliometric review of research on instructional leadership conducted between 1960 and 2018. The review used tools of science mapping to analyze over 2,500 Scopus-indexed journal articles on instructional leadership published between 1960 and 2018. The author documents the gradual but significant growth of research on instructional leadership over time, as well as the spread of instructional leadership research and practice from the USA to the rest of the world over the 60 year period of the review. Concurrent with this growth and geographic expansion was the emergence of conceptual tributaries from the main stream of instructional leadership research. These included research on leadership for learning, learning-centered leadership, learning-focused leadership, teacher leadership, shared instructional leadership, collaborative leadership and distributed leadership. Despite this diversification of conceptualizations, the review found that each of these related approaches maintained the central focus on teaching and learning first introduced in the early research on instructional leadership. The review also identified key authors and documents that chart the lineage of this field as it evolved from a minor branch of the field of educational leadership and management during the 1960s and 1970s into the defining concept of the field in the 2000s. Implications from this broad review of the field are offered.
 
 
Dr. Joaquín Gairín Sallán (Bio)
 
Joaquín Gairín is, for the second time, the Director of the Educational Sciences Faculty of the Autonomous University of Barcelona (UAB) and Chair Professor of Pedagogy at the same University.
He coordinates the research group “Organizational Development Team” (EDO: http://edo.uab.es), the “International Support Network to Educational Management” (RedAGE: http://www.redage.org) and several other European Projects, such as ORACLE and ACCEDES. Currently, his activity as a Professor and Researcher is focused on topics such as curriculum, evaluation and organization/management of educational settings, as well as knowledge management and professional learning communities. He also develops research lines related to vulnerable groups in educational settings and to the promotion and development of secure and healthy institutions. Gairín is also an international consultant, having supported the implementation of educational reform programs, both in Spain and Latin America.
 
Conference: School Management, Leadership and learning improvement
 
Traditionally, the organization and management of educational centres has been oriented according to the curriculum and generally established norms. A more contextualized education demands the development of school autonomy, revision of the institutional functioning models and the role that directives laws have. The new times request the consideration of professionals as agents of change and a deeper focus in the teaching-learning processes. A reflexive practice, instructional leadership, decision-making based on data, collaborative work, and the promotion of institutional self-evaluation acquire high capital relevance within this context.