Apresentação

"Aprender não significa apenas saber gramática, matemática, um pouco de geografia e história. As escolas devem cuidar de nossa dupla aspiração: realizar-nos como indivíduos, em nossas atitudes, habilidades e construir vínculos dentro de uma comunidade. Os professores devem, antes de tudo, estar conscientes de que as crianças devem ser acompanhadas nesta dupla aspiração” (Morin, 2021). Perante esta circunstância, só em diálogo e em comunhão é possível co-configurar melhor educação e melhor futuro. Nesta perspetiva, fica patente a necessidade de uma nova cultura, onde pessoas diferentes aprendem a conviver e isso implica um planeamento estruturado com vista a uma sociedade/escola que aprende e que se quer solidária e intercultural. 

A organização da 12ª Edição do Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar tem como finalidade pensar e sentir a escola e a educação, com o propósito de que nos fala Joaquim Azevedo “somos nós que temos de desatar os nós que nos atam, pois ninguém o fará por nós” (Azevedo, 2011: 329).

 

Objetivos

  • Reunir parceiros implicados na construção da qualidade da educação
  • Valorizar a comunidade educativa enquanto instância de decisão
  • Potenciar o compromisso ético relativamente à missão do sistema educativo