AE Pais 2018 | 14ª Ed.

As sessões decorrem sempre à 6ª feira, das 21h30 às 23h30 e são independentes entre si.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A tarefa de educar é das mais dinâmicas e desafiantes… As famílias estão em permanente mudança, os filhos estão em constante desenvolvimento, os pais necessitam de acompanhar este movimento para serem capazes de os desafiar e apoiar nesta grande tarefa de crescer em pleno!
 
O APRENDER a EDUCAR é por isso desenvolvido com o objetivo de apoiar os pais na tarefa de educar, suscitando a reflexão e debate em torno de temas importantes e atuais na educação de crianças e jovens, e pensando dicas práticas que ajudem a potenciar o papel parental.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cidadania Digital para filhos e pais: Como usar bem as novas tecnologias?

18 de maio 2018 Com
Marco Frazão*
 

Nesta sessão iremos pensar como os pais podem ajudar os mais novos a usar bem as novas tecnologias (smartphones, tablets, consolas)! Este é um assunto da maior importância quer para os adolescentes, quer para as crianças (até em idade pré-escolar), e que pode ter um impacto positivo muito significativo no seu saudável desenvolvimento.

Faremos um retrato estruturado de como as novas tecnologias são usadas nos dias de hoje pelos nossos filhos, e refletiremos em conjunto como se pode inverter os maus usos e abusos; e sobretudo como potenciar os bons usos dessas tecnologias, sempre apontando estratégias concretas.

 

*Nota Curricular: Marco Frazão, casado e com filhos, é formador de Cidadania Digital de norte a sul de Portugal. Já tem mais de 900 alunos em escolas e contacto com mais de 800 pais e professores.
Formado em gestão pela UCP Lisboa, ajuda tanto crianças como adultos a encarar e ultrapassar os desafios das novas tecnologias de uma forma positiva, eficaz e transversal, reforçando as competências sociais e emocionais que são necessárias para este século

Inscrições »

 

 

 

 

 

Adolescência: Declaração de Independência, mas…

25 de maio 2018

Com
Maria Raul Xavier


A relação dos pais com os seus filhos adolescentes parece cheia de desafios: Como lidar com as saídas? As mensagens, a net e os jogos de computador? E aquele tom de voz?!!.Quando pensamos nas relações pais-adolescentes percebemos que questões como comunicação, gestão da relação e negociação das regras deixaram de funcionar como até aí…Foi a pensar nestas novidades da relação pais – filhos e na gestão de questões muito concretas na dinâmica da família com adolescentes que organizamos este novo tema no Aprender a Educar!

Inscrições »

 

 

 

 

 

Como funciona o cérebro da criança que aprende? - Neurociência e Comportamento

8 de junho 2018 Com
Patrícia Oliveira e Silva

Nos últimos anos o conhecimento sobre o cérebro humano tem-se desenvolvido a uma velocidade acelerada, o que pode ter extraordinárias aplicações práticas também no âmbito da educação! Nesta sessão fala-se sobre a forma como o cérebro aprende, sobre o papel das emoções, da motivação, da atenção e do reforço nesse processo e abordam-se alguns mitos relacionados com as neurociências e o processo de aprendizagem.

Inscrições »

 

 

 

 

 

Uma cabeça, múltiplas inteligências: Conhecer e desenvolver cada uma!

22 de junho 2018 Com
Rosário Cunha
 

Por vezes as nossas crianças questionam “Sou inteligente?”, considerando que a inteligência é unidimensional. Contudo, a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, surge uma questão mais interessante e importante: “Como é que eu sou inteligente?”. Segundo Gardner cada criança tem um perfil único de múltiplas inteligências que devemos tentar compreender para melhor estimular e desenvolver cada uma. Sendo os pais figuras essenciais no desenvolvimento dos seus filhos têm também um papel na promoção de cada inteligência dos seus filhos. Assim, nesta sessão do Aprender a Educar, propomo-nos a compreender e melhor identificar cada tipo de inteligência, e a debater estratégias práticas para promover cada uma.

Inscrições »

 

 

 

 

 

 

“Quero que seja feliz!” - Como estimular o desenvolvimento sócioemocional na infância

29 de junho 2018 Com
Lurdes Veríssimo

Como pais queremos que os nossos filhos sejam felizes!
Mas para que tal efetivamente aconteça, os nossos filhos precisam de saber lidar consigo próprios, com as suas emoções, com os outros...
Como Pai ou Mãe, como posso ir estando atento e potenciando o desenvolvimento destas e de outras competências pessoais e sociais dos meus filhos?
Como posso apoiá-los no desenvolvimento da sua sociabilidade, autoestima, autoconfiança... Esta sessão centra-se na reflexão sobre estes desafios e sobre estratégias concretas para os superar.

Inscrições »