AE Professores Educadores 2018 | 9ª Ed.

Ser Professor ou Educador nos dias de hoje é um desafio!

O APRENDER A EDUCAR | Programa para Professores e Educadores - 9ª edição é uma iniciativa da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto, com o objetivo de contribuir para dar resposta aos desafios específicos que emergem no contexto escolar, aprofundando a compreensão destes desafios educativos e propondo estratégias práticas.

As sessões decorrem às quartas-feiras das 18h00 às 20h00 na Universidade Católica Portuguesa - campus Foz.

 

07 NOV | Questões de género e de identidade de género na escola: conhecer mais para melhor responder

14 NOV | Serão os nossos alunos todos HIPERATIVOS?!

05 DEZ | Ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes

09 JAN | Envolvimento e sucesso escolar de alunos em situação de acolhimento: desafios para a escola e os professores

30 JAN | Mindfulness para professores: Ensinar de fora para dentro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questões de género e de identidade de género na escola: conhecer mais para melhor responder

7 novembro 2018 - Sala EC105

Com Alexandra Carneiro

 

Numa escola que se procura mais inclusiva e respeitadora de cada indivíduo, as questões de género, de identidade de género e de sexualidade são cada vez mais prementes. Muitas são as dificuldades expressadas por escolas, professores e sobretudo alunos na forma como estas questões devem ser geridas e abordadas em contexto escolar de forma a que cada aluno se possa desenvolver plenamente e em todas as suas dimensões. Nesta sessão serão explorados resultados de investigação acerca do ativismo de jovens nas questões de género, bem como das dificuldades sentidas por alguns alunos. Serão ainda discutidas estratégias práticas para que as escolas possam promover cada vez mais uma maior inclusão de todos os jovens.

Inscrições »

 

 

 

 

 

 

Serão os nossos alunos todos HIPERATIVOS?!

14 novembro 2018 - Sala EC105

Com Lurdes Veríssimo

 

Numa altura de grande controvérsia em torno das questões da hiperatividade, importa compreender a diferença entre situações clínicas e situações desenvolvimentais. Na sessão “Serão os nossos alunos todos HIPERATIVOS?!” serão discutidos aspetos diversos que permitem fundamentar as diferenças na avaliação e intervenção nestas duas situações. Serão também discutidas estratégias práticas a utilizar na sala de aula, com alunos “que não param”, para potenciar o comportamento adaptativo e a aprendizagem.

Inscrições »

 

 

 

 

 

 

Ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes

5 dezembro 2018 - Sala EC105

Com Pedro Dias

 

A aprendizagem de um instrumento musical reveste-se de exigências múltiplas para as crianças e adolescentes, entre as quais se encontra o confronto com experiências de performance musical em público, muitas vezes em momentos nos quais a mestria técnica do instrumento não se encontra tão desenvolvida. A experiência de ansiedade na performance musical tem sido identificada em músicos ou estudantes de música de todas as idades. Nesta sessão, pretende-se abordar a temática da ansiedade na performance musical, a sua avaliação e estratégias de intervenção sustentadas em investigação empírica, procurando que os participantes possam refletir sobre as suas práticas pedagógicas associadas a este fenómeno e equacionar alternativas mais adequadas.

Inscrições »

 

 

 

 

 

 

Envolvimento e sucesso escolar de alunos em situação de acolhimento: desafios para a escola e os professores

9 janeiro 2019 - sala EC105

Com Luisa Mota Ribeiro

 

As crianças e jovens que se encontram em acolhimento residencial apresentam com frequência fragilidades significativas no domínio escolar, tais como: dificuldades no domínio comportamental e da aprendizagem, fraco rendimento académico, instabilidade escolar, baixas aspirações educacionais. No entanto, é sabido que a escola pode constituir um fator de resiliência muito importante na vida das crianças e jovens que vivem numa casa de acolhimento, sendo a relação com os agentes educativos particularmente relevante. Nesta sessão abordaremos os desafios que se colocam à escola, e particularmente aos seus profissionais docentes e não docentes, no trabalho a desenvolver junto destes alunos que tantas vulnerabilidades apresentam. Partiremos da compreensão das caraterísticas que frequentemente as crianças e jovens em acolhimento apresentam, bem como das suas necessidades, com vista à identificação de estratégias de promoção do envolvimento e do sucesso escolar destas crianças e jovens.

Inscrições »

 

 

 

 

 

 

Mindfulness para professores: Ensinar de fora para dentro

30 janeiro 2019 - sala EC105

Com Filipa Soares

 

Muitos dos desafios vividos nas escolas hoje em dia (violência, bullying, problemas de comportamento, burnout dos professores) são também reflexo da dificuldade e falta de recursos para lidar com a nossa experiência interna e para regular as nossas emoções. Cultivar de forma intencional o bem-estar dos adultos na escola é uma forma eficiente de prevenir o aparecimentos de distúrbios mentais (ansiedade e depressão entre outros), de promover competências de vida, criar ambientes favoráveis à aprendizagem e, em muitos casos, recuperar o gosto pelo ensino. Estudos na área do mindfulness para professores reportam melhoria ao nível do stress, regulação emocional, redução de burnout e eficácia no ensino (gestão da sala de aula e relação com os alunos). As intervenções baseadas em Mindfulness são uma forma eficaz de dar resposta aos desafios dos Professores e contribuir para a sua saúde mental e bem-estar. Nesta sessão vamos experimentar práticas de mindfulness, perceber o seu papel em contexto escolar e no auto-cuidado do Professor(a).

Inscrições »