AE Pais 2017 | 13ª Ed.

As sessões decorrem sempre à 6ª feira, das 21h30 às 23h30 e são independentes entre si.
Existe a possibilidade de deixar os seus filhos ao cuidado de Babysitters durante as sessões! 
[será necessária informação prévia do número e idades das crianças]
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A tarefa de educar é das mais dinâmicas e desafiantes… As famílias estão em permanente mudança, os filhos estão em constante desenvolvimento, os pais necessitam de acompanhar este movimento para serem capazes de os desafiar e apoiar nesta grande tarefa de crescer em pleno!
 
O APRENDER a EDUCAR é por isso desenvolvido com o objetivo de apoiar os pais na tarefa de educar, suscitando a reflexão e debate em torno de temas importantes e atuais na educação de crianças e jovens, e pensando dicas práticas que ajudem a potenciar o papel parental.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dentro do Cérebro dos Pais! - Sobre o cérebro de quem cuida e como cuidar do jovem cérebro

5 de maio 2017 Com
Patrícia Oliveira e Silva
 

A maioria das decisões que tomamos enquanto pais baseiam-se no nosso instinto, que resulta do próprio estilo de pensar, das experiências que fomos acumulando ao longo dos anos, associado ao temperamento e necessidades de cada criança individualmente. E embora o nosso papel de pai ou mãe possa ser bem-sucedido, os desafios são tantos que em diversas situações o instinto parece não ser suficiente. À medida que se tem aprendido mais sobre o funcionamento e as capacidades do cérebro, seja do cérebro de quem cuida, seja do jovem cérebro em desenvolvimento, podemos encontrar recursos de apoio que nos permitam ultrapassar eventuais dificuldades na complexa tarefa de educar. Durante esta sessão vamos falar sobre como usar o fascinante conhecimento atual sobre o cérebro para nos tornarmos mais eficazes no apoio ao desenvolvimento dos nossos filhos. Entre outros tópicos, discutiremos os circuitos cerebrais básicos que sustentam as ações parentais, o desenvolvimento infantil, a influência das experiências precoces, o processo de aprendizagem, a regulação emocional e a importância dos aspetos sociais no desenvolvimento de um jovem indivíduo.

Inscrições »

 

 

 

 

 

Boas noites! - O sono do bebé e da criança

19 de maio 2017

Com
Mariana Simões de Almeida*

 

Dormir é essencial para estar bem acordado. É também essencial para o desenvolvimento e crescimento saudável. Mas dormir não será natural? Será que precisamos de aprender? Existem fórmulas mágicas para o sono? Nesta sessão vamos falar sobre o sono do bebé e da criança: como compreender, para poder resolver eventuais dificuldades.

*Nota Curricular: Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA, com diversas formações na área da parentalidade, disciplina positiva e sono infantil. Desenvolve a sua atividade profissional no contexto de consulta clínica, com crianças e com adultos. Trabalha também em escolas, com alunos com dificuldades de aprendizagem e com professores.

Inscrições »

 

 

 

 

 

Vamos ter "aquela conversa"? – Como, quando e porquê educar para a sexualidade

2 de junho 2017 Com
Lurdes Veríssimo

Um dos temas que levanta mais dúvidas e constrangimentos aos pais é a emergência e vivência da sexualidade dos seus filhos. O desenvolvimento psicossexual pode ser subtil ou inesperado, mas levanta sempre preocupações… O que fazer no âmbito da educação da sexualidade? O que dizer e o que não dizer aos filhos? Qual o nosso papel de pais neste domínio? Nesta sessão procuraremos refletir com os pais formas de comunicar com os filhos acerca deste assunto tantas vezes tido como difícil!

Inscrições »

 

 

 

 

 

Pensar pela própria cabeça! - O papel (crítico) dos pais na promoção do pensamento crítico nas crianças e jovens

9 de junho 2017 Com
Elisa Veiga

Pensamento crítico é uma expressão sobejamente utilizada quando pensamos na promoção de um desenvolvimento harmonioso e abrangente das crianças e jovens. A escola, num balanço acerca do seu caminho e prioridades, assinala a importância do pensamento crítico, legitimando a sua incorporação nos contextos educativos. Afinal de que falamos quando nos referimos ao pensamento crítico? Será um domínio exclusivo da escola? Terão também a família e os pais um papel neste âmbito? Estes serão alguns tópicos que nos propomos aprofundar nesta sessão. 

Inscrições »

 

 

 

 

 

TEENtechADDICTION

7 de julho 2017 Com
Maria Carmo Carvalho

Na era do teclado e do ecrã multiplicam-se os desafios para as famílias na gestão da relação das crianças e jovens com o mundo on-line, com as redes sociais e com os videojogos. Num momento em que a ciência não parece conseguir acompanhar a rapidez da evolução da questão, propomo-nos resumir o conhecimento disponível, refletir sobre o significado destas atividades para as crianças e jovens, e discutir o acompanhamento e gestão que os pais podem oferecer. Nesta sessão serão apresentadas as definições e classificações possíveis na delimitação das diversas problemáticas em causa. Propomo-nos, depois, discutir fatores de risco e fatores de proteção e refletir sobre algumas estratégias familiares para prevenir o risco da dependência aos videojogos. 

Inscrições »