Conferência CEDH “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”

19.05.2017 13:30
Sala EC105 | Campus Foz

  • Porque é que os estudantes nem sempre tem sucesso na escola?
  • O cérebro do aprendiz de hoje é diferente daquele do século XX?
  • Porque parece ser mais difícil educar hoje em dia?
  • O que os estudos sobre o cérebro nos ensinam sobre a educação de crianças, jovens e adultos?

Alguns aspetos do funcionamento cerebral envolvidos no processo de ensino e aprendizagem são esclarecidos pela neurociência e contribuem para a reflexão sobre estratégias pedagógicas, elaboração de currículos, organização da escola, entre outros fatores que influenciam a educação.

 

  • Seria interessante o educador entender um pouco mais sobre o cérebro?

O projeto NeuroEduca, desenvolvido no Brasil, realiza a divulgação da neurociência em contextos de educação e é agora trazido para Portugal em colaboração com o laboratório de Neurociências do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH).

 

Leonor Bezerra Guerra é licenciada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), especialização em Neuropsicologia pela Universidade FUMEC (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) (1991) e doutoramento (1996) em Biologia Celular pela UFMG. Professora adjunta da UFMG. Experiência na área de Neurobiologia, Neuroanatomia, Neuropsicologia, Educação Médica. Docente de Neuroanatomia em cursos da área da saúde e no Programa de Pós-Graduação em Neurociências do ICB/UFMG. Coordenadora do projeto NeuroEduca voltado para a capacitação de educadores em relação às bases biológicas da aprendizagem e para a divulgação das neurociências nas áreas da educação e saúde.

 
 
Entrada livre.
 
Informações - cedh@porto.ucp.pt