3ª Reunião Internacional do Projeto FACT FOR MINORS

Nos dias 16, 17 e 18 de Janeiro 2018 decorreu nas instalações da Universidade Católica Portuguesa – Porto a 3ª Reunião Internacional do Projeto FACT FOR MINORS - Fostering Alternative Care for Troubled Minors (JUST/2015/RCHI/AG/PROF), o qual está a ser desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH). Em Portugal, o Projeto tem como Investigadora Principal a Prof. Doutora Catarina Ribeiro, docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP- UCP).

O Projeto FACT conta com a colaboração de entidades de vários países europeus – Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e Finlândia – e tem como objetivo central promover mudanças nos sistemas tutelar e de proteção à infância, reforçando a capacidade das diferentes instituições para trabalharem de forma articulada com crianças e jovens que se encontram a cumprir medidas tutelares educativas em regime de internamento e que estão numa situação particularmente vulnerável, designadamente crianças e jovens com perturbações psicológicas e/ou psiquiátricas.

A Reunião contou com a presença de profissionais dos países parceiros, bem como com a participação de convidados nacionais de diferentes áreas (Académica, Sistema de Saúde, Sistema de Justiça).

The 3rd International Meeting of the FACT FOR MINORS Project - Fostering Alternative Care for Troubled Minors (JUST / 2015 / RCHI / AG / PROF) was held on the 16th, 17th and 18th of January 2018 at the Universidade Católica Portuguesa - Porto. The Project is being developed at CEDH and its Principal Investigator in Portugal is Catarina Ribeiro PhD, professor at the Faculty of Education and Psychology (FEP-UCP).

The FACT Project has the collaboration of entities from several European countries - Italy, Portugal, Spain, Germany, Belgium and Finland - and its main goal is to promote changes in the youth justice and child protection systems, reinforcing the capacity of the different institutions to work in an articulated way with children and young people who are complying with tutelary educational measures in an internment regime and are in a particular vulnerable situation, namely children and young people with psychological and/or psychiatric disorders.

The Meeting was attended by professionals from partner countries, as well as by national guests from different areas (Academic, Health System, Justice System).