Aprender a Educar para Professores e Educadores reúne mais de 70 profissionais

A 9ª edição do programa Aprender a Educar para Professores e Educadores, iniciativa da Faculdade de Educação e Psicologia, vai a meio e já envolveu mais de 70 profissionais comprometidos com a reflexão em torno de grandes desafios que estão hoje em dia subjacentes à Escola e ao Ensino.

Na primeira sessão, o tema foi a hiperatividade, apoiando a distinção entre situações clínicas e situações desenvolvimentais e contribuindo para o desenhar de estratégias práticas a utilizar na sala de aula, com alunos “que não param”, para potenciar o comportamento adaptativo e a aprendizagem. As questões de género na escola, no sentido da promoção de escolas mais respeitadoras de todos os jovens foi o tema da segunda sessão. Na terceira sessão o tema foi a ansiedade na performance musical de crianças e adolescentes, orientando a reflexão em torno de práticas pedagógicas associadas a este fenómeno e do equacionar alternativas mais adequadas.

Em 2019 o Aprender a Educar para Professores e Educadores será retomada com o foco no envolvimento e sucesso escolar de alunos em situação de acolhimento, e nos benefícios da prática de mindfulness em contexto escolar.

O Aprender a Educar é um programa de formação dirigido a todos quantos reconhecem a necessidade de aprender e de refletir mais sobre a tarefa de educar. Atualmente, apresenta três programas distintos: Aprender a Educar para Pais; Aprender a Educar para Professores e Educadores; Aprender a Educar para Profissionais.

Dezembro de 2018