Católica no Porto promove Encontro na Fundação de Serralves com a Comunidade Educativa

No passado dia 18 de janeiro de 2020, a Católica no Porto promoveu um encontro da Comunidade de Educadores e Professores que foram desafiados, no âmbito do projeto educativo “A Natureza é a melhor Sala de Aula” (2019/2020), a dinamizarem as suas aulas na Natureza. Este projeto é promovido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto – e integra contextos educativos dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. 

Esta ação de formação foi desenvolvida em parceria com o Serviço Educativo da Fundação de Serralves e contou com a participação de 44 professores e educadores, entre os quais se encontravam muitos que estão a abraçar o projeto pela primeira vez, mas também vários que já têm colaboração em projetos e iniciativas anteriores promovidas pelo CRE.Porto. 
 
A Marisa Costa, da Faculdade de Educação e Psicologia e do CRE.Porto, coordena o projeto educativo NSA e abriu este Encontro com um breve enquadramento ao mesmo, em particular aos Guiões Orientadores desenvolvidos para auxiliar os membros da Comunidade a realizarem as suas aulas fora do contexto de sala de aula. No decurso desta ação, os professores e educadores tiveram contacto com os conceitos-chave e os processos para o desenho e desenvolvimento destas atividades, criando-se simultaneamente espaço para a partilha de ideias e ferramentas que podem resultar não só na sua implementação, mas sobretudo para a adaptação às especificidades das crianças e jovens e aos recursos de natureza disponíveis em cada contexto educativo. De forma dinâmica, os docentes e educadores tiveram acesso a materiais diversificados que foram considerados para a conceção das atividades e que podem ser ferramentas e estratégias para esta metodologia de ensino-aprendizagem.
Janeiro 2020