Docente da FEP dá entrevista à Revista Sábado sobre regresso às aulas presenciais nas Escolas

José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia, deu uma entrevista à Revista Sábado para a reportagem “Este genérico Este é o Novo Mundo do Ensino”, realizada pelas jornalistas Sara Capelo e Susana Lúcio. José Matias Alves afirmou que o modelo escolar em vigor não está a privilegiar o desenvolvimento de conhecimentos e competências essenciais, que o acesso ao ensino superior se baseia numa fórmula falida, e que a violência desta obrigação pode levar à exaustão emocional que prejudicará as aprendizagens.
O professor sublinhou ainda que o grande risco do regresso às aulas se constituir como uma violência ilegítima, fazendo da escola um espaço concentracionário onde não será possível viver. Por outro lado, referiu a lógica aparência e do faz de conta, a ilusão dos exames de acesso ao ensino superior que criam o mito da justiça, da equidade e da meritocracia e que são um obstáculo ao desenvolvimento de competências vitais.

Maio 2020