Faculdade de Educação e Psicologia organiza evento sobre os caminhos que se podem percorrer para uma educação de sucesso

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, realizou, a 20 de novembro, o seminário "Da igualdade de oportunidades à equidade educativa. Caminhos de uma inclusão sucedida". Um evento que permitiu debater problemas de gestão dos processos educativos e elevar as oportunidades de melhoraria contemplou, ainda, a apresentação do livro, organizado por Cristina Palmeirão e José Matias Alves, docentes da Faculdade de Educação e Psicologia, que explora as melhores práticas para se alcançar a inclusão na educação.

O programa do seminário incluiu uma sessão que abordou a problemática da inclusão nas sociedades multiculturais e, ainda, uma mesa redonda sobre a importância do respeito pelas diferenças como forma de alcançar a igualdade.

Destaque-se que o seminário contou com os contributos de João Formosinho, professor catedrático aposentado da Universidade do Minho, Luísa Orvalho, Francisco Freire Soares e Goreti Portela, investigadores do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia, Joana Portal e Maria José Lobato, da Escola Profissional Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e João Paulo de Almeida Santa do Agrupamento de Escolas de Pinheiro. Esta comunicação contou com o testemunho presencial de quatro alunos: dois do 8º ano - Simão da Rocha Cruz e Vasco Miguel Ferreira da Silva -, e dois do 6º ano - Gonçalo Miguel Ferreira Sampaio e Gonçalo Soares Mesquita.

Novembro 2019