II Encontro de Parceiros Internacionais do projeto PRO.VI – Protecting Victims Rights

O “PRO.VI – Protecting Victims Rights” é um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia (JUST/JACC/AG/2017/802047), que tem como principal objetivo melhorar a prestação dos serviços de apoio às vítimas de crime e assegurar a proteção dos seus direitos. O projeto está a ser desenvolvido em cinco países da União Europeia: Portugal, Alemanha, Itália, Roménia e Espanha.

Em Portugal, a investigação está a ser levada a cabo por investigadoras da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. O projeto está a ser desenvolvido em Parceria com a CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

O segundo encontro com os parceiros internacionais do projeto – SGM2 (Steering Group) – aconteceu entre os dias 22, 23 e 24 de maio de 2019, na cidade do Porto, em Portugal, na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. Este encontro, coordenado pelo parceiro italiano IPRS (Istituto Psicoanalitico per le Ricerche Sociali), contou com a participação dos membros dos países parceiros, bem como dos membros do TAB (Transnational Advisory Board) e com os peritos convidados de cada país. O primeiro dia de encontro teve como principal objetivo identificar os principais progressos, principais dificuldades, atividades concluídas e sugestões de cada país para o processo de investigação. No segundo dia do encontro contou-se com a presença do TAB e dos peritos de cada país, que realizaram apresentações que versaram, essencialmente, o resultado da recolha de dados efetuada por cada organização parceira até ao momento, bem como, a apresentação de boas práticas de cada país. No último dia do encontro, 24 de maio, a discussão centrou-se sobre o plano de trabalho dos países parceiros. O tema central do Capacity Building debruçar-se-á sobre o primeiro contacto estabelecido com as vítimas de crime, de modo a assegurar que este primeiro contacto com o sistema de justiça e com os serviços de apoio à vítima não seja o último.

A próxima reunião com todas as equipas de investigação envolvidas, peritos convidados dos vários países e entidades parceiras– SGM 3 – decorrerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2019, na cidade de Luebeck, na Alemanha.