José Matias Alves, docente da FEP e investigador do CEDH, participa no Fórum das Cidades Educadoras

No Encontro nacional da RTPCE – Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, realizado em Loures em 29 junho de 2018, foi proposto pelo Município de Loures, a criação de um grupo temático sobre "Educação ao longo da vida". 
 
A primeira reunião ocorreu a 18 de janeiro de 2019, em Loures, onde foi convidada a Associação “O Direito de Aprender” que focou a temática das Cidades de Aprendizagem. 
 
A segunda reunião realiza-se no dia 11 de abril de 2019, em Pombal, onde José Matias Alves, docente da FEP e investigador do CEDH, aborda o tema “Cidades Educadoras, Educação ao Longo da Vida e a centralidade dos Projetos Educativos Locais [PEL |PEM |PEEM]”.
 
Atualmente fazem parte deste grupo, 14 municípios: Azambuja, Barcelos, Gondomar, Loures, Matosinhos, Miranda do Corvo, Odemira, Odivelas, Palmela, Pombal, Portalegre, Santo Tirso, Setúbal e Soure. O que se pretende trabalho é procurar/encontrar uma metodologia/orientações que nos permitam debater conceitos, recolher ideias e abordagens inovadoras, sobre o que se entende hoje por “Educação ao longo da vida”, no sentido mais lato, transversal e multidisciplinar, parecendo-nos pertinente envolver nesta reflexão alguém especializado na construção de planos estratégicos ao nível da educação e que será o nosso mentor.