Três dias com Direito à Psicologia

Direito à Psicologia” foi o tema da edição de 2019 dos Dias da Psicologia (20 a 22 de março), evento organizado anualmente pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Durante 3 dias, alunos e alumni foram convidados a refletir sobre a ligação entre as áreas da Psicologia e do Direito.

 

A Conferência Inaugural contou com a presença do Juiz Conselheiro Armando Leandro para o enquadramento da Psicologia, de forma transdisciplinar, no âmbito do atual amplo sistema português de promoção e proteção dos direitos humanos de crianças e jovens.

No Café com Psis, Liliana Cerqueira (Recursos Humanos da MDS Group), André Tavares Rodrigues (Grupo de Investigação em Família e Infância da Faculdade de Psicologia da Universidade de Oviedo), Rui Guimarães (Programa Integrado de Apoio à Comunidade) e Catarina Almeida (Instituto Nacional de Medicina Legal - Prevenção Rodoviária) partilharam a sua experiência profissional num momento de equilíbrio entre a pertinência da mensagem e a descontração do discurso.

 

Houve também oportunidade para estar “À conversa com...” o jornalista Júlio Magalhães, tirar partido da partilha de um caso de Psicologia Forense pela voz de Catarina Ribeiro no âmbito da CUP Afternoon, assistir ao filme “A Balada de Adam Henry” comentado pela Juíza de Direito Teresa Sá Lopes, discutir os Direitos Humanos na Católica no Porto na sessão “Teorias há muitas!” e conhecer os resultados do projeto PROMISE na perspetiva de jovens.

Como habitual, o programa contou com 4 workshops, “Entre a Psicologia e o Direito - Vivência de uma Inspetora do Trabalho” (Isabel Clara de Brito Pacheco, ACT), “Intervenção do GIS - APDES no âmbito dos Direitos das Crianças” (Joana Conde, APDES), “DROPI - Programa de desenvolvimento socioemocional para crianças” (Sofia Mexia Alves, Coordenadora do Programa DROPI e Presidente da Associação Unificar) e “Porque é que o mundo precisa de heróis?” [Mafalda Gomes, membro da equipa portuguesa do Heroic Imagination Project (HIP)].

As portas da FEP abriram-se durante uma manhã aos alunos do ensino secundário para que conhecessem a dinâmica da Faculdade e participassem uma aula de Introdução às Neurociências com a possibilidade de realização de experiências no Human Neurobehavioral Laboratory (HNL).

 

Também integrado nos Dias da Psicologia 2019, o 8º Fórum para Psicólogos Escolares - “Caminhos da educação inclusiva: Implicações para a prática em psicologia escolar”, dinamizado por Marisa Carvalho (cooautora de "Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática" da DGE) contou com cerca de 90 psicólogos escolares.

Com 2020 já no horizonte, a Faculdade de Educação e Psicologia está já a desenhar, com traços firmes e diligentes, a próxima edição dos Dias da Psicologia. 

Abril de 2019