Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos

PrintPrint
Apresentação:

O mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Faculdade de Educação e Psicologia, foi concebido em parceria com a Católica Porto Business School, tendo como como principal objetivo garantir uma oferta formativa multidisciplinar que prepara profissionais, na área da Psicologia, para o desenvolvimento dos recursos humanos em contexto organizacional.

Face aos novos desafios do mercado laboral e da sociedade contemporânea, acreditamos que a manutenção desse foco depende de uma abordagem de ensino-aprendizagem alinhada com os parceiros organizacionais e com uma autoavaliação permanente feita por alunos e docentes. Garantindo, desta forma, que as competências dos nossos alunos respondem às necessidades reais das organizações e das pessoas que nela trabalham.

 

Multidisciplinaridade

A abordagem da Psicologia é enriquecida pela análise multidisciplinar do desenvolvimento de recursos humanos e potencializada pela parceria com a Católica Porto Business School que proporciona aos nossos alunos o contacto com disciplinas (Gestão, Economia e Direito), docentes e colegas com conhecimentos e perfis académicos/profissionais diversos.

 

Parcerias

As parcerias estabelecidas, com empresas de referência do tecido empresarial português permitiram-nos firmar, entre 2014 e 2018, acordos de estágio com 30 contextos diferentes; e manter contactos com profissionais e académicos que nos ajudam a acompanhar as tendências e as necessidades do mercado de trabalho

 

Carreira

Enquanto instituição do ensino superior de referência em Portugal, a Universidade Católica Portuguesa garante (a) um ensino pautado por elevados padrões de qualidade, reconhecido e valorizado pelos empregadores; e (b) a preparação dos alunos para processos de seleção cada vez mais exigentes.

 

Estágio Currícular

O Estágio Curricular visa proporcionar aos alunos o contacto com a prática profissional, sob orientação de um psicólogo da instituição acolhedora e a supervisão de um docente. As experiências e aprendizagens realizadas em cada contexto de estágio são alvo de partilha e reflexão coletiva em seminários de discussão alargados.

 

Investigação

Os alunos são convidados a integrar os projetos de investigação a decorrer no seio da equipa docente e promovidos pelo Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano. O que lhes permite desenvolver competências de pesquisa científica e de trabalho em equipa.

 

Ordem dos Psicólogos

Garantia de cumprimento das exigências de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Áreas de Actuação
  • Recrutamento, seleção e integração de pessoas;
  • Formação profissional e desenvolvimento de carreiras;
  • Gestão do desempenho;
  • Gestão de conflitos e mediação das relações laborais;
  • Diagnóstico e intervenção organizacional, com vista à promoção do bem-estar, segurança e saúde no trabalho;
  • Investigação Académica.

 

Programa Extra-currícular
Hands On Practice: Managing And Developing People
  • Experiential Workshops

Os Experiential Workshops são um ciclo de workshops dinamizado por Profissionais de Recursos Humanos que criarão, em sala de aula, uma aproximação à experiência real de trabalho. Promovendo uma formação mais ampla através do contacto com as diferentes atividades profissionais desempenhadas no quotidiano de um departamento de Recursos Humanos.

  • Edição 2019/2020

Digitalization & Digital Consulting I Tobias Becker I (Mercer Senior Consultant, Professor Convidado Grenoble Ecole de Management)
HR Intelligence I Henrique Rodrigues Fernandes (HR Intelligence Specialist)
Software para GRH I Frederico Guedes (Business Manager da Wincode)

  • Edição 2018/2019

Orçamento em RH I Susana Lira (Diretora de Recursos Humanos da Cerealis)
Inteligência Emocional e Liderança I Maria Serra (Senior Partner da P4S)
Software para GRH I Frederico Guedes (Business Manager da Wincode)

  • Link to Business

O Link to Business oferece a oportunidade de realização de experiências de job shadowing e mini-estágios de observação em diferentes áreas de atuação de um departamento de Recursos Humanos. Paralelamente, e ainda no âmbito desta atividade, são organizadas visitas de estudo a diferentes contextos empresariais.

 

Área de Estudos: 
Psicologia
Grau de Ensino: 
2º Ciclo
ECTS: 
120
Destinatários: 

Podem candidatar-se ao Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos candidatos titulares do grau de Licenciatura (1.º Ciclo, 180 ECTS) em Psicologia.

Coordenação: 

Prof. Doutora Filipa Sobral 

Contactos: 
Serviços Académicos
Geral Candidaturas - 800 105 632 (número gratuito)
Vítor Ventura - vventura@porto.ucp.pt / 22 619 62 00 - Ext. 310

 

Equipa de apoio às candidaturas:
t | 800 105 632/3
@ | candidaturas@porto.ucp.pt