Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos

PrintPrint

Este Mestrado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa foi concebido em parceria com a Católica Porto Business School, de modo a garantir uma oferta formativa multidisciplinar, que prepara profissionais para o desempenho eficaz da função Recursos Humanos (RH), assumindo um 1º ano comum.

O 2º ano do Mestrado promove o desenvolvimento no terreno de competências profissionais, específicas, transversais e estratégicas, através da imersão num contexto organizacional e da elaboração de um relatório de estágio e de uma dissertação.

Distintividade deste Mestrado

• Multidisciplinaridade: abordagem da Psicologia enriquecida por uma análise multidisciplinar (Gestão, Economia e Direito);
  • Aprendizagem experiencial: aprendizagem suportada na e pela ação em contexto real;
  • Parcerias com empresas de referência na área RH: participação em seminários; realização de visitas; aulas temáticas; estágios; desenvolvimento de projetos de investigação-ação;
  • Empregabilidade: potenciada, nomeadamente, pela qualidade reconhecida, por parte dos empregadores, da formação da Universidade Católica Portuguesa; e pela sistemática preparação dos estudantes para enfrentarem processos de seleção cada vez mais exigentes;
  • Acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP): garantia de cumprimento das exigências de acesso à OPP;
  • Investigação-ação: desenvolvimento de projetos de investigação concebidos para responder a necessidades concretas do mundo empresarial.

Este Mestrado habilita para a atuação nas seguintes áreas:

• Recrutamento, seleção e integração;
  • Formação e desenvolvimento profissional;
  • Gestão do desempenho;
  • Gestão de conflitos e mediação das relações laborais;
  • Aconselhamento de carreira, avaliando a natureza das recompensas e a satisfação das trajetórias profissionais;
  • Intervenção ao nível da melhoria das condições de trabalho;
  • Gestão da prevenção em segurança e saúde no trabalho;
  • Intervenção e promoção do desenvolvimento local;
  • Investigação.

Destinatários

• Licenciados em Psicologia que procuram adquirir competências multidisciplinares no domínio profissional de RH, fortemente orientadas para a prática em contexto real de trabalho.
Área de Estudos:
Grau de Ensino:
2º Ciclo
Regime:
Pós-Laboral
ECTS:
Campus:
Campus Foz
Destinatários:

Podem candidatar-se aos Mestrados da Faculdade de Educação e Psicologia candidatos titulares do grau de Licenciatura (1.º Ciclo, 180 ECTS) em Psicologia.

Poderão igualmente candidatar-se titulares de uma Licenciatura em Psicologia obtida antes da adequação do Sistema de Ensino Superior ao Processo de Bolonha (“Licenciados Pré-Bolonha”). Para mais informações consultar informação em Acesso Especial Licenciados Pré-Bolonha.

As vagas são preenchidas por ordem de chegada das candidaturas e, na medida em que sejam respeitados os requisitos mínimos de entrada, é colocada uma vaga à disposição do candidato, tendo em conta o limite de vagas definido.

Horários:

O primeiro ano funciona em regime pós-laboral. Excecionalmente podem ser lecionadas aulas em horários diferentes. O calendário com a marcação de todas as aulas é divulgado aos estudantes no início de cada semestre.

Nos casos de disciplinas lecionadas por professores convidados poderá acontecer uma concentração de aulas em apenas alguns dias, mediante um horário mais intensivo. A programação destas disciplinas será comunicada aos estudantes com a devida antecedência.
Coordenação:

Prof. Doutor Eduardo Oliveira

Contactos:
Serviços Académicos
Geral Candidaturas - 800 105 632 (número gratuito)
Vítor Ventura (vventura@porto.ucp.pt / 22 619 62 00 - Ext. 310)