Pós-Graduação em Avaliação Pedagógica das Aprendizagens

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O contexto da ação política e organizacional (formalizado em documentos legislativos como sejam Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho) justificam a necessidade de oferecer um conjunto sistematizado de conhecimentos que ajudem os atores educativos a conceberem, organizarem e implementarem modelos e práticas de avaliação pedagógica centradas nos alunos e alinhados com as recomendações nacionais e internacionais em matéria de educação e, especificamente, de avaliação. Por conseguinte, importa que os profissionais desenvolvam e mobilizem conhecimentos em áreas da avaliação pedagógica como sejam as que se apresentam abaixo:

  • Políticas e recomendações internacionais e nacionais em termos de avaliação pedagógica
  • Currículo e avaliação
  • Modelos de avaliação pedagógica
  • Modalidades, instrumentos e técnicas de avaliação pedagógica
  • Avaliação formativa
  • Dispositivos e metodologias tecnológicas de suporte à avaliação pedagógica
  • Novas metodologias de avaliação pedagógica

As temáticas enunciadas relacionam-se com princípios, modelos e práticas de ação que operacionalizam as opções políticas nacionais, estando alinhadas com opções internacionais atuais no âmbito da avaliação pedagógica. Esta Pós-Graduação constitui uma oportunidade para o aprofundamento de conhecimentos e mobilização para as práticas das escolas e dos profissionais.

 

Objetivos

  1. Conhecer e compreender os enquadramentos normativos e as recomendações internacionais em matéria de avaliação pedagógica;
  2. Compreender a relação entre currículo e avaliação;
  3. Conhecer modelos de avaliação pedagógica, mobilizando-os para o planeamento e ação pedagógica;
  4. Conhecer metodologias, ferramentas e instrumentos diversificados de avaliação pedagógica;
  5. Compreender o papel das tecnologias digitais na avaliação pedagógica;
  6. Desenvolver práticas de avaliação formativa;
  7. Desenhar planos integrados de avaliação pedagógica e construir instrumentos de suporte.
Área de Estudos: 
Ciências da Educação
Grau de Ensino: 
Pós Graduação
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
30
Destinatários: 

Diretores de escolas, coordenadores de departamento, líderes intermédios das escolas, diretores de centros de formação de associações de escolas, professores e outros profissionais da educação.

Horários: 

Funciona em regime de B-learning, às segundas e quartas-feiras, das 18:00 às 21:00, com periodicidade quinzenal.

Contactos: 

Universidade Católica Portuguesa
Serviços Académicos
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto
Joana Xavier | formacao.avancada@porto.ucp.pt | 22 619 62 43