Pós-Graduação em Educação Inclusiva

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Atualmente, o Ministério de Educação elege como prioridade a promoção de uma escola de qualidade para todos, em que o sucesso escolar se constrói com a inclusão plena de todos os alunos, através da adoção de medidas que lhes garantam o acesso ao currículo e a aprendizagens significativas e efetivas (ME, 2018, Nota à Comunicação Social, 24 de maio). Neste quadro, o Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho consagra um conjunto de princípios e normas que pretendem garantir a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Por um lado, o reforço da autonomia das escolas e as possibilidades de flexibilidade curricular corporizam uma opção de operacionalização da educação inclusiva em relação com os documentos curriculares relevantes como é o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Por outro lado, emerge a opção por modelos de enquadramento específicos como sejam a abordagem multinível em educação e o desenho universal para a aprendizagem. Estas medidas colocam, assim, desafios importantes às escolas e aos profissionais da educação que justificam o reforço da aproximação/articulação entre prática, formação e investigação.

A presente pós-graduação inscreve-se nesta linha de ação, procurado contribuir para a aproximação entre profissionais e investigadores/docentes na área no domínio específico da educação inclusiva e, deste modo, responder a necessidades emergentes de formação dos profissionais de educação e das respetivas instituições onde trabalham.

 

Objetivos

  • Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da educação e da educação inclusiva;
  • Disseminar o conhecimento científico atualizado acerca da educação inclusiva, modelos de enquadramento e práticas de ação;
  • Compreender os modelos de enquadramento da educação inclusiva, identificando características, condições e formas de operacionalização
  • Construir modelos e cenários de inclusão e inovação organizacional e pedagógica
  • Desenvolver competências de planificação, gestão, monitorização e avaliação de medidas, práticas e estratégias de inclusão e inovação
  • Analisar, participar e/ou organizar condições necessárias para a operacionalização de práticas inclusivas (trabalho colaborativo, desenvolvimento profissional, monitorização);
Área de Estudos: 
Ciências da Educação
Grau de Ensino: 
Pós Graduação
Regime: 
Pós-Laboral
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Educadores de infância, professores, psicólogos e outros profissionais de educação.

Horários: 

3ª e 5ª feira, das 18h00 às 21h00, em regime quinzenal.

Início das aulas: novembro de 2018

Coordenação: 

Prof.ª Doutora Marisa Carvalho

Contactos: 

Serviços Académicos - Gabinete de Estudos Avançados e Formação

Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo Botelho, 1327 - 4169-005 Porto

   t |  226 196 243 
@ | formacao.avancada@porto.ucp.pt