Pós-Graduação em Gestão Local da Educação

PrintPrint

No âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) institui-se uma política de base municipal e intermunicipal que atribui aos Municípios, CIM e AM a responsabilidade de conceberem planos e programas de ação que reforcem as dinâmicas e as práticas de Prevenção do Abandono Escolar Precoce e de Promoção do Sucesso Escolar.

Estes planos e estas operações vêm exigir às estruturas municipais uma muito maior capacidade de intervenção sendo obrigadas a constituírem-se como um dispositivo de recurso e de suporte ao que os atores educativos [escolas, associações de pais, associações de estudantes, instituições locais que dispõem de programas educativos…] se propõem realizar ou que venham a querer realizar para potenciar as oportunidades de sucesso e respetiva qualidade.

Reconhecendo que a complexa rede de conexões e articulações a estabelecer entre, por um lado, o PIICIE e os projetos municipais e destes com o Planos de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) e com os Planos Estratégicos de Promoção do Sucesso Escolar (PEPSE) aprovados pelo Ministério da Educação e com os Planos de Melhoria Plurianuais desenvolvidos pelas escolas TEIP exige conhecimento específico sobre a organização do sistema de educação e formação, sobre as culturas escolares e profissionais, sobre a gramática escolar e modos de promoção do sucesso, a Área Metropolitana do Porto entendeu necessária e relevante a parceria com uma instituição credível e de reconhecida competência na área. Através de concurso público nº 1/2017 publicitado através da Vortal, selecionou e estabeleceu protocolo de parceria para a conceção e suporte á concretização deste PIICIE e respetivos Planos Operacionais com a Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) do Centro Regional Norte da Universidade Católica Portuguesa.

Dada a interação sistemática e regular que a FEP vai estabelecer ao longo dos próximos 3 anos com os 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto e dada a necessidade de reforçar conhecimentos e competências dos técnicos que trabalham na esfera municipal, considera-se esta oportunidade de formação muito pertinente, oportuna e relevante.

Objetivos

• Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da educação local em Portugal
  • Compreender as lógicas de ação das escolas no âmbito dos Planos de Ação Estratégica de Promoção do Sucesso Escolar
  • Construir modelos de interação com as escolas e as comunidades educativas locais
  • Desenvolver competências de planificação, gestão, monitorização e avaliação de projetos e programas educativos locais
  • Compreender o papel das tecnologias digitais na comunicação organizacional e nos recursos educativos
  • Monitorizar e avaliar os planos Integrados e Inovadores de combate ao insucesso escolar (PIICIE)
Área de Estudos:
Ciências da Educação
Grau de Ensino:
Pós Graduação
Campus:
Campus Foz
Destinatários:

Técnicos superiores municipais, gestores de formação, diretores de centros de formação de professores e outros técnicos que trabalham nas áreas da educação e formação.

Horários:

2ª e 4ª feira, das 18h00 às 20h00, em regime quinzenal.

O curso é organizado em 3 trimestres, distribuindo-se duas unidades curriculares por cada trimestre, exceto o seminário de projeto que tem uma duração anual.

Coordenação:

Prof. Doutor José Matias Alves