Pós-Graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa

PrintPrint

A inovação pedagógica e a mudança educacional estão na ordem do dia. O Ministério da Educação desafia as escolas a apresentarem projetos de inovação que rompam com as regras tradicionais da organização escolar.

Neste quadro geral, surge a necessidade de capacitar os órgãos das escolas e os professores no sentido de adotarem novos modelos de organização e gestão pedagógica.

O contexto da ação política e organizacional (formalizado pelo Despacho nº 3721/2017, de 03 de maio, que autoriza a realização de projetos piloto de inovação pedagógica) justificam a necessidade de oferecer um conjunto sistematizado de conhecimentos que ajudem os atores educativos a conceberem, organizarem, monitorizarem e avaliarem projetos de inovação e mudança educacional nas seguintes áreas previstas no Despacho supra mencionado:

• Diversificação e gestão curricular
  • Articulação curricular
  • Inovação pedagógica
  • Organização e funcionamento interno
  • Relacionamento com a comunidade

Sem conhecimento situado nestas áreas, os projetos que estão a ser lançados terão óbvias dificuldades de êxito.

Neste contexto, este curso de Pós-Graduação propõe-se:

1. Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da educação e as possibilidades de inovação instituinte
  2. Compreender as lógicas de ação das escolas no âmbito das propostas de autonomia e flexibilização curricular emergentes
  3. Construir modelos e cenários de inovação organizacional e pedagógica
  4. Desenvolver competências de planificação, gestão, monitorização e avaliação de projetos de inovação
  5. Compreender o papel das tecnologias digitais na comunicação organizacional e nos recursos educativos
  6. Monitorizar e avaliar os projetos de inovação e mudança
Área de Estudos:
Ciências da Educação
Grau de Ensino:
Pós Graduação
Campus:
Campus Foz
Destinatários:

Diretores de escolas, coordenadores de departamento, líderes intermédios das escolas, diretores de centros de formação de associações de escolas, professores.

Horários:

3ª e 5ª feira, das 18h00 às 20h00, em regime quinzenal.

O curso é organizado em 3 trimestres, distribuindo-se duas unidades curriculares por cada trimestre, exceto o seminário de projeto que tem uma duração anual.

Coordenação:

Prof.ª Doutora Ilídia Cabral