Pós-Graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa

PrintPrint

Estão abertas candidaturas para 2 edições da Pós-Graduação:

• Edição na Universidade Católica Portuguesa | Porto
  • Edição no Conservatório d’Artes de Loures | Lisboa

O Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, desafia as escolas a apresentarem projetos de inovação que rompam com as regras tradicionais da organização escolar, designadamente através da constituição de equipas educativas que permitam rentabilizar o trabalho docente e centrá-lo nos alunos, promovendo mais e melhores aprendizagens para todos.

Considera-se que a apropriação plena da autonomia curricular, agora conferida, se materializa na possibilidade de gestão flexível das matrizes curriculares-base, adequando-as às opções curriculares de cada escola.

Neste quadro geral, surge a necessidade de capacitar os órgãos das escolas e os educadores e professores, no sentido de adotarem novos modelos de organização e gestão pedagógica.

O contexto da ação política e organizacional (formalizado pelo Despacho nº 3721/2017, de 03 de maio, que autoriza a realização de projetos piloto de inovação pedagógica) justifica a necessidade de oferecer um conjunto sistematizado de conhecimentos que ajudem os atores educativos a conceberem, organizarem, monitorizarem e avaliarem projetos de inovação e mudança educacional nas seguintes áreas previstas no Despacho supra mencionado:

• Diversificação e gestão curricular
  • Articulação curricular
  • Inovação pedagógica
  • Organização e funcionamento interno
  • Relacionamento com a comunidade

Sem conhecimento situado nestas áreas, os projetos que estão a ser lançados terão óbvias dificuldades de êxito, pelo que esta oferta se propõe contribuir para a implementação de projetos de inovação bem-sucedidos no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular.

Objetivos:

No final do curso, os seus frequentadores deverão:

1. Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da educação e as possibilidades de inovação instituinte;
  2. Compreender as lógicas de ação das escolas no âmbito das propostas de autonomia e flexibilidade curricular;
  3. Construir modelos e cenários de inovação organizacional e pedagógica;
  4. Desenvolver competências de planificação, gestão, monitorização e avaliação de projetos de inovação;
  5. Compreender o papel das tecnologias digitais na comunicação organizacional e nos recursos educativos;
  6. Monitorizar e avaliar os projetos de inovação e mudança.
Área de Estudos:
Ciências da Educação
Grau de Ensino:
Pós Graduação
Destinatários:

Diretores de escolas, coordenadores de departamento, líderes intermédios das escolas, diretores de centros de formação de associações de escolas, educadores e professores e técnicos superiores de Educação (psicólogos, assistentes sociais, entre outros).

Horários:

Edição do Porto - Terça e quinta-feira, das 18h00 às 21h00, em regime quinzenal.

Edição de Lisboa - Segunda-feira, das 14h00 às 20h00, em regime quinzenal.

Contactos:

Universidade Católica Portuguesa