Pós-Graduação em Promoção do Sucesso Escolar

PrintPrint

Enquadramento

O curso de Pós-graduação em Promoção do Sucesso Escolar visa a formação avançada de formadores que foram chamados a intervir no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, e que tendo recebido uma primeira formação oficinal intensiva são responsáveis por gerar nas escolas programas estratégicos de promoção de sucesso.

O presente curso de pós-graduação é também dirigido aos responsáveis das escolas diretamente implicados na elaboração dos planos de ação estratégica bem como aos coordenadores que nas escolas têm a responsabilidade de acompanhar e assegurar a execução de cada uma das medidas do plano.

Esta pós-graduação procura dar suporte e consistência ao trabalho que estes formadores e coordenadores vão ser chamados a realizar desejavelmente em parceria e em interação conjunta. E procura fazê-lo numa lógica de formação in transitu, isto é capacitar esses formadores e coordenadores locais a acompanhar a execução, a monitorização e a avaliação do plano estratégico de cada escola. Tal significa dotar os participantes não só de conhecimentos essenciais aos processos e dinâmicas de promoção do sucesso escolar, mas também de conhecimentos sensíveis sobre as lógicas de ação prevalecentes nas escolas, estratégias de inovação e promoção de novos modos de trabalho em contexto de sala de aula.

Esta capacitação visa potenciar um vasto conjunto de recursos existentes e elevar a sua capacidade de suporte à ação das escolas, independentemente destas poderem recorrer a outras fontes, designadamente ao nível do ensino superior.

Ojectivos
  • Formar em áreas críticas do desenvolvimento de uma cultura organizacional e profissional de promoção do sucesso escolar;
  • Capacitar os formandos para uma maior compreensão das singularidades do exercício da ação educativa em contextos complexos e contraditórios da ação educativa;
  • Contribuir para a melhoria dos processos e dos resultados educativos, através de uma ação mobilizadora e interpelante dos destinatários da ação.

Área de Estudos:
Ciências da Educação
Grau de Ensino:
Pós Graduação
Regime:
Pós-Laboral
ECTS:
Campus:
Campus Foz
Destinatários:

Formadores que intervieram na qualidade de formandos na formação realizada pelo Ministério da Educação em abril de 2016.

Coordenadores que nas escolas têm a responsabilidade de acompanhar e assegurar a execução do plano de ação estratégica.
Horários:
6ª feira: 18h00 – 21h00