Mensagem do Diretor

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) oferece aos seus alunos uma formação de qualidade nos domínios da Educação e da Psicologia.

A oferta formativa em Educação inclui diversas pós-graduações, um mestrado e um programa de doutoramento (no Centro Regional do Porto e na Universidade Católica de Moçambique).

Em Psicologia, a FEP-UCP oferece uma licenciatura e dois mestrados, que visam preparar os alunos para o exercício profissional da Psicologia. A aposta nas competências transversais (e.g. serviço comunitário ao longo da licenciatura), no acompanhamento tutorial dos alunos e na preparação para a integração no mercado de trabalho são fatores diferenciadores da nossa oferta formativa, reconhecidos pelos alunos que escolheram a FEP-UCP para realizarem a sua formação universitária e pelas entidades empregadoras.

A FEP-UCP conta com um corpo docente próprio, altamente qualificado e disponível para apoiar o percurso formativo dos seus alunos, constituindo-se uma das marcas da formação em Psicologia e em Educação na FEP-UCP.

Em estreita articulação com a atividade docente, são desenvolvidas na FEP-UCP atividades de investigação científica em torno de problemáticas relacionadas com o desenvolvimento humano, no Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH). O Centro, que integra investigadores das áreas da Educação, da Psicologia e do Serviço Social, privilegia o estudo de questões socialmente relevantes ao nível das políticas e práticas de interesse público com impacto no desenvolvimento humano, do desenvolvimento organizacional, currículo e avaliação em Educação e do desenvolvimento psicológico, vulnerabilidades e bem-estar.

Para além do ensino e da investigação, a FEP-UCP aposta numa relação de proximidade com a Comunidade, visível em diversas atividades de prestação de serviços, ao nível da consulta psicológica e da supervisão de psicólogos, na Clínica Universitária de Psicologia da UCP (CUP-UCP) e ao nível do apoio à atividade educativa, no Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME). Outro exemplo da relação da FEP-UCP com a Comunidade são as atividades de extensão universitária, nas quais o programa “Aprender a Educar”, nas suas diversas vertentes, é já uma marca reconhecida. A forte relação com a comunidade envolvente é visível no desenvolvimento de projetos de intervenção, de trabalhos de investigação e da integração de alunos em diversas etapas da sua formação em instituições parceiras, quer na área geográfica do Centro Regional do Porto da UCP (Grande Porto e Norte de Portugal), quer noutras regiões do país e fora de Portugal (particularmente na Europa, em África e na América do Sul).

A escolha da FEP-UCP para um percurso formativo em Educação e em Psicologia é uma escolha na qualidade e exigência da formação, com acompanhamento próximo do percurso individual de cada aluno, possibilitando o acesso a experiências de internacionalização e garantindo níveis elevados de empregabilidade.

Pedro Dias
Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia