Apresentação / Presentation

A Revista Portuguesa de Investigação Educacional é uma revista de publicação anual da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A revista dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. A sua maior particularidade é nascer do estudo e da investigação realizados no âmbito da preparação e elaboração das teses defendidas no respetivo ano. Esta revista é publicada tradicionalmente em papel e, a partir de 2011, é também publicada em formato eletrónico.

Ciente da importância da divulgação do conhecimento e da promoção da comunicação científica, a RPIE tomou a decisão de adotar o estatuto de revista científica de acesso livre. Com esta medida, a RPIE pretende aumentar a visibilidade e o impacto dos investigadores ao tornar acessível as suas publicações e promover a eficiência e o progresso científico.

A RPIE é uma revista baseada em Portugal, que acolhe a publicação da investigação feita nacionalmente, mas que se abre a todo o mundo, publicando cada vez mais artigos oriundos de outros países e continentes, com destaque para o Brasil (América), Angola e Moçambique (África) e Macau (Ásia), além de outros países. A revista publica artigos originais em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

Todos os números publicados encontram-se em acesso livre aqui

A RPIE, em colaboração com a Biblioteca e Gestão da Informação do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, iniciou a implementação e cumprimento de requisitos de qualidade para indexação em plataformas científicas.

The Revista Portuguesa de Investigação Educacional  (international title: “Portuguese Journal of Educational Research”) is a journal published annually at the Faculty of Education and Psychology, Universidade Católica Portuguesa. The journal is dedicated to the study, practice and research in the field of Education Sciences or Social and Human Sciences with relevance to the field of Education. The journal was born from the study and research conducted in preparation and elaboration of thesis defended in the respective year. It was published traditionally on paper and - since 2011 - it is also published in electronic format.

Aware of the importance of the knowledge dissemination and the promotion of scientific communication, RPIE decided to adopt the status of Open Access scientific journal. With this initiative, RPIE aims to increase the visibility and impact of researchers by making their publications accessible and promoting scientific efficiency and progress.

RPIE is a journal edited in Portugal which welcomes the publication of the research done domestically, but it is open to the whole world, publishing articles from other countries and continents, especially Brazil (America), Angola and Mozambique (Africa) and Macao (Asia), as well as other countries. The articles are original and written in four languages: Portuguese, English, Spanish and French.

All volumes of the publication are available in Open Access here.

RPIE, in collaboration with the Library and Information Management from the Porto Regional Center of the Universidade Católica Portuguesa, has begun the implementation and compliance of the quality requirements in order to be indexed in the scientific platforms and indexes.