Apresentação / Presentation

A Revista Portuguesa de Investigação Educacional é uma revista de publicação anual da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A revista dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. A sua maior particularidade é nascer do estudo e da investigação realizados no âmbito da preparação e elaboração das teses defendidas no respetivo ano. Esta revista é publicada tradicionalmente em papel e, a partir de 2011, é também publicada em formato eletrónico.

Ciente da importância da divulgação do conhecimento e da promoção da comunicação científica, a RPIE tomou a decisão de adotar o estatuto de revista científica de acesso livre. Com esta medida, a RPIE pretende aumentar a visibilidade e o impacto dos investigadores ao tornar acessível as suas publicações e promover a eficiência e o progresso científico.

Todos os números publicados encontram-se em acesso livre aqui

A RPIE, em colaboração com a Biblioteca e Gestão da Informação do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, iniciou a implementação e cumprimento de requisitos de qualidade para indexação em plataformas científicas.

Como resultado, a RPIE já se encontra indexada na Latindex - Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - e da  Ulrich's Periodicals Directory, propriedade da reconhecida editora Proquest.
Informamos que neste momento, a RPIE foi submetida para avaliação na Scopus – a  maior base de dados de carácter científico que reúne revistas de impacto mundial – e que foi aceite na 1ª fase de avaliação, estando agora a aguardar as restantes fases e resultados finais. Trata-se de um processo moroso mas este é um passo importante no percurso de reconhecimento e na divulgação da RPIE e da produção científica nacional.

The Portuguese Journal of Educational Research is a journal published annually at the Faculty of Education and Psychology at the Catholic University of Portugal.

The magazine is dedicated to the study, practice and research in the field of Education Sciences or Social and Human Sciences with relevance to the field of Education.

Its greatest feature is of be born of the study and research conducted in preparation and elaboration of theses defended in the respective year. This magazine is published traditionally on paper and, from 2011, is also published in electronic form.

Open Access here.