Apresentação / Presentation

A Revista Portuguesa de Investigação Educacional é uma revista de publicação anual da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A revista dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. A sua maior particularidade é nascer do estudo e da investigação realizados no âmbito da preparação e elaboração das teses defendidas no respetivo ano. Esta revista é publicada tradicionalmente em papel e, a partir de 2011, é também publicada em formato eletrónico.

Ciente da importância da divulgação do conhecimento e da promoção da comunicação científica, a RPIE tomou a decisão de adotar o estatuto de revista científica de acesso livre. Com esta medida, a RPIE pretende aumentar a visibilidade e o impacto dos investigadores ao tornar acessível as suas publicações e promover a eficiência e o progresso científico.

A RPIE é uma revista baseada em Portugal, que acolhe a publicação da investigação feita nacionalmente, mas que se abre a todo o mundo, publicando cada vez mais artigos oriundos de outros países e continentes, com destaque para o Brasil (América), Angola e Moçambique (África) e Macau (Ásia), além de outros países.

Todos os números publicados encontram-se em acesso livre aqui

A RPIE, em colaboração com a Biblioteca e Gestão da Informação do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, iniciou a implementação e cumprimento de requisitos de qualidade para indexação em plataformas científicas.
Como resultado, a RPIE já se encontra indexada na Latindex - Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - e da  Ulrich's Periodicals Directory, propriedade da reconhecida editora Proquest. Recentemente, a RPIE foi indexada no LivRe – Revistas de Livre Acesso, propriedade do CNEN (Brasil), na QualisCapes, Genamics JournalSeek e na REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico.
Informamos que neste momento, a RPIE foi submetida para avaliação na Scopus – a  maior base de dados de carácter científico que reúne revistas de impacto mundial – e que foi aceite na 1ª fase de avaliação, estando agora a aguardar as restantes fases e resultados finais. Trata-se de um processo moroso mas este é um passo importante no percurso de reconhecimento e na divulgação da RPIE e da produção científica nacional.

The Portuguese Journal of Educational Research is a journal published annually at the Faculty of Education and Psychology, Universidade Católica Portuguesa.

The magazine is dedicated to the study, practice and research in the field of Education Sciences or Social and Human Sciences with relevance to the field of Education.

Its greatest feature is of be born of the study and research conducted in preparation and elaboration of theses defended in the respective year. This magazine is published traditionally on paper and, from 2011, is also published in electronic form. RPIE is currently indexed in LatIndex, Ulrich´s Periodicals Directory and LivRe.

Open Access here.

The RPIE is a scientific journal based in Portugal, which welcomes the publication of the research done nationally, but opens up to the whole world, publishing more and more articles from other countries and continents, especially Brazil (America), Angola and Mozambique (Africa) and Macao (Asia), as well as other countries.