Justificação e Objetivos

RESPONSÁVEL 
Maria do Céu Roldão
mroldao@porto.ucp.pt

 

JUSTIFICAÇÃO 
O 1º ciclo do ensino básico constitui uma etapa fundamental na estruturação da aprendizagem curricular e da socialização. A história dos docentes deste nível, marcada por dimensões sociais e profissionais específicas, configura uma situação particular no conjunto dos profissionais de educação, atravessada por uma cultura muito própria, alvo de múltiplas solicitações e representações sociais que são por vezes contraditórias. A especificidade da monodocência numa perspetiva pedagógico-curricular, a complementaridade essencial da solidez da componente científica e das componentes pedagógico-didáticas numa fase estruturante da iniciação aos diversos saberes funcionais e aos diferentes códigos culturais e áreas do conhecimento - associada a algum esbatimento dessa especificidade nas políticas e práticas de formação e na própria organização dos agrupamentos de escolas - justificam um investimento focado e monitorizado no apoio ao desenvolvimento profissional destes docentes, nos seus contextos de trabalho.

 

OBJETIVOS

  • Apoiar o desenvolvimento profissional e organizacional de professores e escolas do 1.º ciclo.
  • Proporcionar apoio e formação no plano de estratégias de ensino orientadas para a especificidade curricular do 1.º ciclo.
  • Desenvolver ações de reforço de competência científica e didática nas competências nucleares a garantir no 1.º ciclo, tendo em conta a necessidade de diferenciação e adequação face à diversidade dos públicos.