Justificação e Objetivos

RESPONSÁVEL 
Joaquim Machado
jmaraujo@porto.ucp.pt

 

JUSTIFICAÇÃO
Sucesso, qualidade e exigência são aspetos centrais na educação escolar. Importa, por isso, pensar a escola "de dentro para fora", nomeadamente no que se refere à sua organização pedagógica e a modalidades de diferenciação capazes de conduzir ao sucesso educativo. Para tal, é central articular o desenvolvimento profissional docente com os processos de desenvolvimento organizacional. A qualidade da escola depende também dos seus processos de autoavaliação com vista ao desenvolvimento e melhoria do serviço público de educação prestado. Nesse sentido, a IGEC sugere o recurso a um consultor ou "amigo crítico" - entendido como alguém externo que consiga ter outra visão da escola - através de protocolos feitos entre escolas e Instituições do Ensino Superior. Por isso propomo-nos, no papel de "amigo crítico", apoiar as escolas no seu processo de autoavaliação e na construção, execução e monitorização de projetos educativos assentes numa perspetiva humanista e que, considerando a identidade e caraterísticas próprias de cada escola, possam conduzir à melhoria dos processos e produtos educativos.

 

OBJETIVOS

  • Promover o reconhecimento e a valorização do trabalho e da profissão docente;
  • Articular o Desenvolvimento Profissional Docente com os processos de desenvolvimento das identidades profissionais e organizacionais;
  • Desenvolver quadros de supervisão e de liderança sustentáveis;
  • Assumir o papel de "amigo crítico" nos processos de autoavaliação ou de meta-avaliação das escolas ou agrupamentos;
  • Apoiar na (re)formulação e avaliação do Projeto Educativo de Escola;
  • Elaborar e monitorizar Planos de Melhoria, a partir dos resultados da autoavaliação;
  • Valorizar o pensamento crítico e a partilha de boas práticas;
  • Partilhar o conhecimento adquirido nas Equipas Educativas, Programa Mais Sucesso Escolar - Turma Mais, Projeto Fénix, Mediação Educativa, Tutorias e Assessorias Pedagógicas;
  • Construir novos modos de ação pedagógica e organizacional.
  •