Apresentação

A organização da XI edição do Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar resulta de duas grandes motivações: a primeira pela necessidade de continuar a dar resposta  ao número crescente de participantes e avaliação positiva de cada um dos ciclos precedentes; a segunda pelo facto de se viver hoje um tempo que obriga a escola a repensar/mudar as suas lógicas de ação, em particular na área do ensino e da aprendizagem.

MUDANÇA EM MOVIMENTO: ESCOLAS EM TEMPO DE INCERTEZA são o grande mote para gerar estes momentos de debate, de reflexão e de partilha. A preocupação é garantir a qualidade das aprendizagens, da educação solidária e da educação para todos. A perspetiva é a implementação e desenvolvimento de práticas de pedagógicas e de formação plurais, onde se construa uma cultura de aprendizagem e de conhecimento contínua, abrangente e cooperativa.     

Com este propósito, os Seminários deste XI Ciclo destinam-se a professores, diretores, líderes pedagógicos, profissionais da área da educação e investigadores e constituem a possibilidade concreta para o debate e para a aprendizagem dialógica e entre pares.

 

Objetivos

  • Clarificar o referencial de um currículo integrado
  • Construir práticas de avaliação pedagógica
  • Expandir as Tecnologias em Educação
  • Desenvolver competências de ensino para um novo mundo
  • Integrar a educação socio-emocional na aprendizagem generativa
  • Explorar percursos para a Cidadania e o Desenvolvimento Humano