A NOSSA EQUIPA

Atualmente, o HNL acolhe mais de 20 alunos, da licenciatura (1º, 2º e 3º anos), do mestrado em Psicologia, bem como investigadores de pós-doutoramento. Os associados ao laboratório que ainda estão na licenciatura ou no mestrado têm uma excelente oportunidade de experimentar um início produtivo nas suas vidas profissionais enquanto investigadores, ao entrarem no programa de supervisão, que os orienta para uma experiência enriquecedora a vários níveis (por exemplo, comunicação e discussão científica, preparação de manuscritos, preparação de propostas de investigação, apenas para dar alguns exemplos). Em relação aos investigadores de pós-doutoramento, eles têm a oportunidade de promover suas carreiras, desenvolver ou aprimorar várias competências relacionadas com a própria carreira para alcançar maior autonomia, de se envolverem nas tarefas de gestão do laboratório e de formarem os estudantes menos experientes

 


PATRÍCIA OLIVEIRA-SILVA, Ph.D. (Coordenadora do HNL)
Contacto: posilva@porto.ucp.pt

Ciência ID: C31C-A1F2-B041

Licenciada em Ciências Biológicas com especialização em Neurofisiologia Humana e doutorada em Psicologia Clínica,  Neurociências esteve sempre como objetivo Ao longo da sua carreira académica tem estado envolvida maioritariamente em investigações que exploram a relação entre processos psicológicos e neurofisiológicos, principalmente no domínio das neurociências sociais e da autorregulação emocional, além de possuir várias colaborações com colegas de diferentes grupos científicos nacionais e internacionais. Atualmente, é coordenadora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), o laboratório de neurociências da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) na Católica do Porto, estando também associada à FEP como Professora Auxiliar, onde é responsável pela docência de unidades curriculares da licenciatura relacionadas com as Neurociências (‘Introdução às Neurociências’ e ‘Neurociências Cognitivas e Afetivas’). Adicionalmente, ao nível da pós-graduação é a docente responsável pelo curso de Neuropsicologia. Mais recentemente, o seu interesse tem também se estendido para outras áreas, e atualmente está a conduzir uma série de estudos sobre o papel da sincronia neurofisiológica nas relações diádicas, a relação entre a capacidade de regulação emocional e a satisfação corporal, e o papel crítico desempenhado pela microbiota intestinal na modulação do comportamento. Ao longo dos últimos anos, o seu principal compromisso foi triplo: nutrir e orientar a sua jovem equipa; direcionar o HNL para os desafios contemporâneos e estabelecer um canal de comunicação baseado em evidências científicas com a sociedade em geral.

 


PATRÍCIA BATISTA, Ph.D. (Investigadora de Pós-Doc)
Contacto: pbatista@porto.ucp.pt

Ciência ID: CB17-644F-65AC

Patrícia Batista é atualmente investigadora Pós-Doc no HNL, responsável por projetos na interseção das áreas Psicologia-Neurociências-Biotecnologia. Mestre em ‘Desenvolvimento Pessoal e Social’ e Doutorada em ‘Biomedicina’, tem exercido funções de investigadora na área das Neurociências, Qualidade de Vida e Biomédica. Melhorar a qualidade de vida e qualidade em saúde são alguns dos seus interesses de investigação. Salientam-se como áreas de experiência: Neurociências, Biomedicina, Regeneração e Medicina regenerativa, Biomateriais, Nanotecnologia, Ciências da Saúde, Promoção da saúde, e Envelhecimento. É também detentora de publicações científicas de âmbito nacional e internacional, colaboradora em duas patentes e revisora de revistas científicas. Entre os vários projetos que já participou, destacam-se o Projeto BIORALSTRIP, que contou com a atribuição de um prémio “+ potential” atribuído pela entidade promotora BIOTECH_agrifood Innovation. Este prémio despoletou a colaboração com o HNL, proporcionando o início da interligação das áreas Biotecnologia/Biomedicina com as Neurociências. Atualmente tem projetos em curso com o objetivo de explorar a sinergia dessas áreas.

 


ROSANA MAGALHÃES, Ph.D. (Investigadora)
Contacto: romagalhaes@porto.ucp.pt

Ciência ID: 041F-2C56-FA3B

Rosana Magalhães concluiu o seu doutoramento em Psicologia Clínica em 2014, e é uma neuropsicóloga clínica interessada nas áreas do défice cognitivo e da reabilitação. Ela tem uma vasta experiência na avaliação neuropsicológica e na reabilitação cognitiva, em populações saudável e clínica, assim como em diferentes estágios do desenvolvimento (de jovens a idosos). Ela vem realizando investigação em diversas áreas, tais como: esclerose múltipla, demência e lesão cerebral traumática. Atualmente, ela está a colaborar com a Profª. Patrícia Oliveira-Silva no HNL da UCP, e está especialmente interessada em estudar o impacto da intervenção com neurofeedback em crianças com défices atencionais.

 

 

 


PEDRO MIGUEL RODRIGUES, Ph.D. (Professor Auxiliar)

Ciência vitae: 7416-BD33-8299

Pedro M. Rodrigues é licenciado, mestre e doutorado em Engenharia Biomédica. É atualmente professor auxiliar na Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP), membro integrado do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF-UCP) e colaborador do HNL-UCP. É regente de disciplinas de Bioengenharia/Biomédica na área de Processamento digital de sinal, eletrónica digital, programação de computadores e aprendizagem de máquina na ESB-UCP. As suas áreas de interesse e investigação centram-se no diagnóstico automático de doenças neurodegenerativas, cardíacas e da fala com base em Inteligência Artificial. Tem colaborado com o HNL na análise e processamento avançado de sinais periféricos para avaliação de estágios psicóticos e de défice cognitivo.

 


ANA MORENO, MSc. (Doutoranda)
Contacto: ana.neves.moreno@gmail.com

Ciência ID: 9714-DCAA-64E0

Ana Moreno é psicóloga e neste momento está a desenvolver o seu doutoramento nas Neurociências. Nos últimos anos teve a oportunidade de adquirir uma larga experiência em contextos clínicos e de investigação, tendo realizado o seu mestrado na Faculdade de Educação e Psicologia da UCP, no âmbito do HNL, com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde. Ao longo do seu último ano de mestrado, realizou o seu estágio curricular na unidade de cuidados paliativos do Centro Hospitalar do S. João, e a sua tese de dissertação no âmbito da regulação emocional e sincronia fisiológica em díades românticas, orientada pela Prof.ª Patrícia Oliveira-Silva. No que diz respeito à investigação, tem estado associada ao HNL desde 2015, no qual tem colaborado no desenvolvimento de vários projetos, nomeadamente, no projeto CAPSULE (relacionado com a imagem corporal e a regulação emocional) e no projeto DELTA (relacionado com o impacto da cafeína a nível do desempenho cognitivo e da regulação emocional). Neste momento, é docente convidada na FEP, com lecionação das componentes práticas das unidades curriculares de ‘Perceção e Atenção’ e ‘Linguagem e Emoções’. Relativamente à prática, desenvolveu um especial interesse pela área da saúde mental, quer na sua intervenção, como no desenho de programas de promoção de saúde mental, de forma interligada com a Neuropsicologia. Como objetivos futuros, e no âmbito do seu doutoramento, procura aliar o seu conhecimento clínico e da área da promoção de saúde mental com o desenvolvimento de programas que promovam competências sócio-emocionais e saúde mental para as forças armadas.

 


ANTÓNIO MANUEL OLIVEIRA, MSc. (Doutorando)
Contacto: antoniomfoliveira@gmail.com

Ciência ID: CA1D-77B1-5ACD

António Oliveira nasceu no Porto. Concluiu o Bacharelato na ESMAE – IPP, estudou com o professor Laszlo Simon na Hochschüle der Kunst ao abrigo do programa Sócrates/Erasmus e obteve o diploma Master of Music na The Hartt School, University of Hartford, Connecticut, Estados Unidos da América, onde estudou com o professor Luiz de Moura Castro. Ele é músico profissional e trabalha como professor de piano no Conservatório de Música do Porto desde 2002. Tem se apresentado em recitais a solo, de música de câmara e com orquestra em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Finlândia, Canadá e Estados Unidos da América. Gravou vários CD’s, encomendou e fez a estreia mundial de obras de compositores portugueses, gravou para a RTP e RDP Antena 2. Como membro do Human Neurobehavioral Laboratory, António está interessado em “compreender os fundamentos neurológicos associados à aprendizagem da música”, “os efeitos da música no comportamento e no estudo”, “perceber como a compreensão do desenvolvimento neurológico e o uso de instrumentos psicológicos possam permitir identificar os candidatos às provas de admissão dos conservatórios de música que reúnam melhores condições para iniciar o processo de aprendizagem formal da música”, para enumerar apenas alguns. De momento, António tem estado focado no desenvolvimento dos estudos conducentes à sua tese doutoral sobre os fundamentos neuropsicológicos associados à musicalidade.

 


LUCIA PENALBA, MSc. (Doutoranda)
Contacto: lucia.penalba.sanchez@gmail.com

Ciência ID: 8E17-8256-0D35

Atualmente, sou investigadora e aluna de doutoramento no HNL, integrada no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP no Porto. Terminei o meu mestrado em Neuropsicologia, no "Cognitive NeuroLab" da The Open University of Catalonia (UOC). Recebi formação intensiva em técnicas de estimulação magnética transcraniana, estimulação cerebral não invasiva e ressonância magnética funcional. Recentemente, iniciei o meu doutoramento sob a orientação da Prof.ª Patrícia Oliveira-Silva e de dois co-orientadores internacionais, Dr. Ignacio Cifre da Universitat Ramon Llull (URL em Barcelona - Espanha) e Alexander Sumich de Nottingham Trent University (NTU, Reino Unido). A estreita colaboração e o intercâmbio contínuo dentro deste grupo de especialistas em Psicologia e Neurociências têm me motivado e desafiado a buscar melhores resultados e a dar passos cada vez mais largos que possam criar valor para colaborar no avanço de tópicos centrais das Neurociências, através do uso da conectividade funcional dinâmica, do EEG e de medidas neurofisiológicas periféricas. A decisão de iniciar um doutoramento relacionado com a dinâmica cerebral no envelhecimento com o uso da neuroimagem pareceu ser o próximo passo na minha jovem carreira no sentido de me permitir realizar o meu sonho de fazer parte da comunidade científica e continuar a fazer investigação sobre os tópicos que mais me interessam.

 


MIGUEL FERREIRA (Assistente de laboratório)
Contacto: miguel.m.f_18@hotmail.com

Ciência ID: EB13-E0AA-6E0E

Miguel Ferreira está a finalizar a sua licenciatura em Psicologia na Faculdade de Educação e Psicologia (UCP), e é assistente laboratorial no HNL. No âmbito das Neurociências, tem especial interesse em perceber o funcionamento cerebral, a nível cognitivo e afetivo, em decorrência da ação de substâncias presentes no consumo diário da população, nomeadamente, no café, nos produtos probióticos e nas bebidas energéticas, apenas para dar alguns exemplos. Como membro do laboratório, participou da organização de Workshops internacionais, eventos nacionais organizados para alunos e profissionais, atividades laboratoriais para disseminação da ciência oferecidos para alunos do secundário, dando um vasto suporte na implementação dos vários estudos em atual desenvolvimento no HNL. Tem interesse em continuar focado na investigação, particularmente, na área das Neurociências.

 


CATARINA AGUIAR (Mestranda)
Contacto: catarinaguiar_5@hotmail.com

Ciência ID: B512-2569-5377

Catarina Aguiar licenciada em Psicologia pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Centro Regional do Porto. Atualmente, encontro-me a frequentar o Mestrado com Especialização na área de Psicologia Clínica e da Saúde, na mesma Faculdade. Na sequência do meu Projeto de Dissertação, e sob orientação da Prof.ª Patrícia Oliveira-Silva, mantenho interesse pela área de Neuropsicologia e a relação existente entre a satisfação corporal e a regulação emocional, uma vez que a perceção negativa da própria imagem corporal pode criar repercussões a nível emocional. Para além disso, outra área que desperta o meu interesse é a Psico-Oncologia. Uma vez que o cancro é uma das doenças que mais afeta a população em geral é fundamental intervir psicologicamente junto dos doentes, família e dos seus cuidadores, pois a própria vivência pode ser psicologicamente desgaste.
Assim, espero que a integração no HNL me permita expandir horizontes e adquirir mais conhecimentos de forma a melhorar o meu percurso académico e profissional e futuramente desenvolver investigação nos meus tópicos de interesse.

 


GONÇALO FARIA ALVES (Mestrando)
Contacto: 320116023@porto.ucp.pt

Ciência ID: A517-2722-7F71

Atualmente sou aluno do primeiro ano do mestrado de Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos após ter finalizado a Licenciatura em Psicologia na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (no Porto). Neste momento estou a preparar o meu projeto de Dissertação de Mestrado acerca da utilização de emojis no contexto de emails como ferramenta de comunicação interna, procurando perceber se os emojis realmente transmitem e facilitam a identificação do estado emocional do remetente do email. Este projeto inclui-se em duas das minhas áreas de interesse, a Neuropsicologia e os Recursos Humanos nas Organizações, e faz parte do projeto EjEcT: Email EmoTions.

 


INÊS PEREIRA (Mestranda)
Contacto: inezok@hotmail.com

Ciência ID: 2C1D-A980-3EC1

Inês Pereira concluiu a Licenciatura em Psicologia na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) e encontra-se a realizar o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na mesma instituição. Atualmente está a trabalhar no seu projeto de dissertação na área da Neuropsicologia sob a orientação da Prof.ª Patrícia Oliveira-Silva. Tem estado particularmente interessada em explorar o efeito a nível cognitivo e neurofisiológico do consumo do café em estudantes universitários. Tem utilizados medidas neurofisiológicas periféricas para monitorizar o padrão de responsividade fisiológica dos participantes durante a realização de tarefas cognitivas, antes e após o consumo de substâncias com cafeína. Também tem se dedicado a testar a transformada de Wavelet e a sua aplicação na análise de dados neurofisiológicos.

 


JÉSSICA GRACHTEN FRAGA (Mestranda)
Contacto: 325718010@porto.ucp.pt

Ciência ID: 4615-B13B-5A5C

Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 2011. Formação em Psicologia do Esporte e do Exercício (instituição CEPPE, Curitiba/ São Paulo), capacitação em Dependência Química (Clínica Darmas) e em Acompanhamento Terapêutico (Comunidade Terapêutica D. W. Winnicott). Em 2012, iniciou o percurso profissional, no Espaço Arte-Ciência, até 2018. Atuou no Projeto Social Interagir, na Escola de Futsal do Sport Club Internacional, de Porto Alegre/ RS e no Genoma Colorado. Desenvolveu orientação psicológica aos candidatos à vaga de agente penitenciário do concurso da SUSEPE. Trabalhou em dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), pela Prefeitura de Salvador do Sul e pela Prefeitura de Navegantes/ SC. Trabalhou em consultório (em parceria com nutricionistas desportivos) e realizou trabalho voluntário em instituição para idosos - Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (SPAAN). A partir desta trajetória, desenvolveu interesse em dar seguimento ao estudo do comportamento e compreender a influência das neurociências para o comportamento e a saúde mental.

 


JOÃO PEIXOTO (Mestrando)
Contacto: jmachadopeixoto@gmail.com

Ciência ID: B01B-0013-F054

Concluí a Licenciatura em Psicologia em 2018 pela Universidade Fernando Pessoa. Frequento, atualmente, o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Católica Portuguesa. A neuropsicologia, assume-se como uma área de interesse pela curiosidade que desperta, à cerca da compreensão da iteração entre a vertente física cerebral e as vertentes psicológicas, e comportamentais. A colaboração com o Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) iniciou- se em 2019, decorrente do meu projeto de investigação, com o título "PortuCaf", que compõe o corpo da minha dissertação de mestrado. O objetivo deste projeto, é traduzir, adaptar e validar dois questionários internacionais sobre o consumo de cafeína para a população portuguesa (Caffeine Consumption Questionnaire - Revised e o Caffeine Motives Questionnaire).

 


SARA FREITAS, MSc (Assistente de investigação)
Contacto: scff93@gmail.com

Ciência ID: 6513-178E-9F9D

Sara Freitas concluiu a Licenciatura em Psicologia na Universidade de Aveiro e o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Faculdade de Educação e Psicologia da UCP-Porto. O interesse pela Neuropsicologia despertou através da paixão pelo estudo da emoção e os processos subjacentes a este fenómeno, procurando abranger as suas componentes psicológica, neurológica, fisiológica e comportamental. Decorrente da experiência noutras áreas, surgiu também um interesse pela maneira como a emoção é utilizada em diferentes artes, sobretudo no teatro e na performance teatral, havendo um interesse também pela música. Para além destas temáticas, a Neuropsicologia trouxe também uma nova perspetiva a outras áreas de interesse como a psicologia do desenvolvimento. De momento, encontra-se a preparar a sua proposta para a realização do Doutoramento, acerca da influência de uma experiência de interpretação teatral no indivíduo, nomeadamente na regulação emocional, empatia e saúde mental, através da monitorização de medidas neurofisiológicas periféricas. Tem interesse em manter a sua ligação à investigação nas áreas da emoção, da Neuropsicologia e da arte.

 


CARINA CABRAL (Assistente de laboratório)
Contacto: carinaamorim9@gmail.com

Ciência ID: EA18-4F2F-70D6

Como aluna da licenciatura em Psicologia, posso dizer que tomei esta decisão académica de participar no laboratório desde o meu primeiro ano, devido a um interesse crescente nesta área, que se desenvolveu com o contacto com psicólogos em diferentes áreas - em ambientes tanto escolares como hospitalares. Desta minha pequena experiência, fiquei particularmente surpreendida com o papel que as Neurociências possuem na compressão do comportamento humano. A verdade é que sempre fui fascinada pelo funcionamento do cérebro e a minha colaboração com o HNL tem me permitido aproveitar todas as oportunidades para crescer e aprender mais sobre esta área.

 

 


RAFAEL ABREU (Assistente de laboratório)
Contacto: rafaeldeabreu13@gmail.com

Ciência ID: 4819-EB30-1013

Rafael Abreu, natural de Santo Tirso, está no último ano da Licenciatura em Psicologia na Faculdade de Educação e Psicologia (UCP – Porto). Faz um investimento sério na sua formação ao tentar enriquecer o seu percurso académico através da participação voluntária em projetos de investigação e outras formas de voluntariado (por exemplo, em associações comunitárias), munindo-se assim de capacidades que este pretende que o distingam como aluno durante o seu próximo passo (o mestrado) e lhe permita construir uma sólida carreira profissional. Tem também um forte interesse pela intersecção das áreas da comunicação audiovisual e Neurociências, tendo já dedica algum tempo na realização de várias formações.