Docente escreve capítulo em livro internacional sobre “A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva”

Marisa Carvalho, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica, publica capítulo em livro internacional com o título "A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva".

Publicado no 7.º volume da New Trends in Qualitative Research, apresenta um estudo exploratório sobre o modo como a grounded theory tem vindo a ser utilizada na investigação em educação inclusiva, identificando as principais dimensões estudadas e opções metodológicas adotadas. A grounded theory é uma metodologia particularmente útil neste âmbito na medida em que poderá contribuir para a construção de teoria  acerca  das  experiências  de  inclusão  em  múltiplos  contextos,  potenciando  o  caráter empoderador de modelos e teorias dirigidas para públicos em maior risco de exclusão. Por isso, apesar de exploratório, trata-se de um trabalho relevante no campo de estudo da Educação.

pt
19-07-2021