Faculdade de Educação e Psicologia assinala Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica

O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Católica no Porto assinala o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica, ambos comemorados a 24 de novembro, enquanto datas importantes e relevantes para a promoção da investigação e do seu impacto positivo na sociedade.

Pedro Dias, diretor do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, refere que “o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica representam um marco muito relevante, pelo significado que transportam, dando visibilidade à centralidade da investigação científica para a resolução dos problemas globais.”

Em 2020, os investigadores do CEDH publicaram 34 artigos em revistas internacionais, 10 artigos em revistas nacionais e 27 livros e capítulos de livros. Números que revelam a atividade e o empenho do centro em promover a investigação com impacto sobre o Desenvolvimento Humano sob a perspetiva da Psicologia e da Educação.

“A atividade científica, como a que desenvolvemos no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano visa contribuir para o avanço da Sociedade, assente no conhecimento, na curiosidade e na busca constante pelas melhores respostas aos desafios que o planeta enfrenta”, explica Pedro Dias.

Investigação em torno de três grandes áreas centrais para o Desenvolvimento Humano

A equipa de investigadores do CEDH, em conjunto com os estudantes de mestrado e de doutoramento da FEP, desenvolve investigação em torno de três grandes áreas centrais para o Desenvolvimento Humano: Saúde Mental, Inovação Tecnológica e Neurociências; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Profissional; Risco, Adaptação e Direitos Humanos.

Sexism Free Night e Aprender com Todos são exemplos de dois projetos do CEDH:

Sexism Free Night

O Projeto Sexism Free Night é um projeto europeu, financiado pelo programa Rights Equality and Citizenhsip da Comissão Europeia, coordenado pelo CEDH. O projeto envolve diversos parceiros europeus: o Observatório Noctambul@s da Fundación Salud Y Comunidad (Espanha); Kanepe Cultural Centre (Lituânia); a Associação ReGeneration (Sérvia); a ClubCommission (Alemanha); a Associação Kosmicare em Portugal; e a rede europeia de associações de redução de riscos em ambientes recreativos noturnos NewNet. Esta parceria inovadora tem como missão contribuir para a desnormalização e redução de práticas sexistas, assédio e violência sexualizada em ambientes recreativos noturnos e festivais e para a promoção de um lazer noturno mais seguros e igualitário.

Aprender com Todos

O ACT – Aprender Com Todos é um projeto de intervenção e investigação socioeducativa promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia e pela Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica no Porto, e implementado no Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho, Porto. Enquadrado na abordagem territorial de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), o projeto ACT, financiado pelo Norte 2020 e pelo Fundo Social Europeu, pressupõe o envolvimento de todos os agentes educativos e comunitários em prol da promoção do sucesso escolar e da prevenção do abandono precoce, reforçando medidas que promovem a equidade no acesso à educação, desde o pré-escolar ao 3º ciclo. Assente nos princípios e objetivos da Estratégia de Desenvolvimento Local do Porto Ocidental, o projeto ACT visa contribuir ativamente para o alcance dos objetivos prioritários do Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho, nomeadamente, garantir a inclusão de todos os alunos, melhorar a qualidade de ensino e da aprendizagem, operacionalizar o Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, promover o exercício de uma cidadania ativa e informada, e prevenir o abandono, absentismo e indisciplina dos alunos.

pt
24-11-2021