Impacto da Pandemia nos estudantes da Católica em investigação por equipa multidisciplinar

“Atuando na COVID-19: avaliação do impacto da pandemia da COVID-19 na saúde dos estudantes da Universidade Católica Portuguesa” (ACT-19) é um dos projetos vencedores do concurso de investigação interdisciplinar da Católica no Porto que teve como objetivo incentivar a interdisciplinaridade e atribuir um incentivo financeiro a projetos de investigação que envolvam diferentes áreas do conhecimento.

O projeto envolve investigadores da Escola Superior de Biotecnologia, da Faculdade de Educação e Psicologia, da Escola das Artes e do Instituto de Ciências da Saúde e visa avaliar o impacto da pandemia, fruto do surto do novo coronavírus, nos estudantes da comunidade académica da Universidade Católica Portuguesa.  O ACT-19, enquanto projeto multidisciplinar, nasce de uma visão e vontade conjunta de vários investigadores da Católica no Porto que pretendem contribuir para a redução dos efeitos negativos desta pandemia.

Investigadores
Ana Gomes; Margarida Silva; Sara Kunhz; Bárbara Machado;
Luís Sá; Elisabete Pinto; Ana Pimenta;  Elisa Veiga;
Patrícia Oliveira Silva; Marta Correia; Armando Almeida; Cristina Sá
 

Maria Marta Correia, investigadora do projeto, afirma que a investigação se irá centrar “na saúde e no bem-estar através da medição das dimensões como a ansiedade, o stress, os hábitos alimentares, a qualidade e a quantidade do sono, a atividade física e a qualidade do tempo livre, entre muitas outras” e garante que “com a informação recolhida será possível encontrar as melhores estratégias e medidas para neutralizar o impacto negativo identificado”.

A investigação interdisciplinar ao reunir inúmeras disciplinas e áreas de especialização é capaz de facilitar e de promover novas abordagens que possibilitam o alcance de resultados que não seriam atingidos através de uma só área de conhecimento. É convicta deste facto que a Católica no Porto leva a cabo um conjunto de iniciativas, das quais este concurso é exemplo, que pretendem incentivar o cruzamento das suas Unidades Académicas de forma a garantir um maior enriquecimento das suas investigações. 

O projeto “Controlo da dor crónica na pessoa com Lesão Vertebro-medular: um estudo interdisciplinar entre Neurociência, Arte, Enfermagem e Ética” é o outro vencedor do concurso de investigação interdisciplinar promovido pela Católica no Porto e que envolve investigadores do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde do Instituto de Ciências da Saúde, do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes e do Instituto de Bioética.

10 de fevereiro de 2021

11-02-2021