Projeto Sexism Free Night lança Campanha Internacional

No dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o projeto Sexism Free Night (cofinanciado no âmbito do programa Rights Equality and Citizenship da Comissão Europeia e coordenado pelo CEDH da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa) lançou uma campanha internacional na conferência internacional Nights 2021 – Stadt Nach Acht, em Berlim.

Esta campanha pretende promover a desnormalização do sexismo e violência sexualizada entre as pessoas que participam em ambientes de lazer noturno e em festivais e empoderar as pessoas que assistem a estes comportamentos (bystander) para serem ativos/as na deteção, prevenção, dissuasão e interrupção destas formas de discriminação e violência de género.

Frequentemente os/as bystander não agem porque têm receio de violência ou outras repercussões ou porque não percebem que a situação é perturbadora para a outra pessoa, colocando em risco o seu bem estar, segurança e diversão. Esta campanha pretende combater o sexismo co-responsabilizando e encorajando os/as bystander a agir através de estratégias criativas. Sendo o sexismo um vírus, a campanha convida os/as seus/suas beneficiários/as a fazer um teste BCR (Bystander Chain Reaction Test).
Testes BCR, materiais da campanha e mais informação disponível aqui.

pt
30-11-2021