Pós-Graduação Gestão Integrada das Aprendizagens - Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

PrintPrint

II Edição - Formação online - abril a novembro de 2021

A formação dos profissionais docentes que trabalham em fases sequenciais da infância – Educação de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico - tem sido segmentado por dois níveis organizativos do sistema que se configuram com tradições, histórias e culturas muito diversas, o que contribui para a dificuldade de articulação e continuidade na educação das crianças que atravessam este continuum do seu desenvolvimento e do início da sua formação em termos da estruturação básica de todo o percurso do aprendente. A garantia desta harmonização não deve descurar, contudo, a manutenção das especificidades desejáveis, mas requer, numa lógica de educação como processo continuado e coerente, que se facilitem e promovam as continuidades e transições de forma harmoniosa.

Parece assim conveniente iniciar processos de formação avançada, até agora quase inexistentes no desenho formal da formação, que promovam o trabalho conjunto dos profissionais envolvidos, no aprofundamento do conhecimento relativo à maximização da qualidade da educação das crianças. A presente Pós-graduação incide justamente na promoção dessa continuidade entre a Educação de Infância e a fase inicial e estruturante do 1º ciclo do Ensino Básico, no plano curricular e pedagógico, e gerando sinergias de trabalho colaborativo entre os profissionais respetivos que possam repercutir-se nas instituições onde trabalham, bem como assegurar um continuum educativo baseado na experiência adquirida das crianças.

Pretende-se com esta formação:

• Melhorar a qualidade e a sustentação teórico-práxica do desempenho profissional dos formandos em contextos complexos e singulares;
  • Promover uma visão sustentada de articulação curricular e pedagógica que enriqueça as duas etapas iniciais do percurso formativo de cada criança;
  • Gerar dinâmicas de equipa entre profissionais de subsistemas diferentes no interior das organizações;
  • Capacitar e acompanhar os formandos para produzirem conhecimento analítico das suas práticas em processos de co-autoria de investigação situada.

Parcerias

A Fundação Aga Kahn assegura uma comparticipação mínima de 666.67€ do valor total das propinas por aluno. Ficará a cargo do aluno o pagamento de 1,163.33€ a serem liquidados em 8 prestações de 145.42€.

Área de Estudos:
Ciências da Educação
Grau de Ensino:
Pós Graduação
Regime:
Pós-Laboral
Destinatários:

Educadores de Infância e Professores de 1º ciclo.

Horários:

As sessões serão organizadas em regime trimestral e pós-laboral. Com início em abril 2021.

Coordenação:

Coordenação Científica:

José Matias Alves
Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia - Universidade Católica Portuguesa

Contactos:

Serviços Académicos - Estudos Avançados e Formação