Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos

PrintPrint
Apresentação:

O mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Faculdade de Educação e Psicologia, foi concebido em parceria com a Católica Porto Business School, tendo como como principal objetivo garantir uma oferta formativa multidisciplinar que prepara profissionais, na área da Psicologia, para o desenvolvimento dos recursos humanos em contexto organizacional.

Face aos novos desafios do mercado laboral e da sociedade contemporânea, acreditamos que a manutenção desse foco depende de uma abordagem de ensino-aprendizagem alinhada com os parceiros organizacionais e com uma autoavaliação permanente feita por alunos e docentes. Garantindo, desta forma, que as competências dos nossos alunos respondem às necessidades reais das organizações e das pessoas que nela trabalham.

 

Ensino de Excelência

Os nossos estudantes e o mercado de trabalho onde se integram, reconhecem a diferenciação e a qualidade do nosso ensino, destacando a nossa abordagem multidisciplinar, que conjuga áreas como Psicologia, Gestão, Economia e Direito.

Escolher o Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos é iniciar uma parceria duradoura, capaz de proporcionar novas oportunidades, levar ao desenvolvimento de novas competências, e orientar rumo à realização profissional.

Learnig by doing

Este Mestrado articula a forte aposta nos conhecimentos académicos mais inovadores, com uma ligação próxima ao mundo empresarial, que garante aprendizagens do tipo “learning by doing” em contexto real de trabalho e uma completa apropriação das competências mais importantes para ser um profissional de sucesso.

Logo no primeiro ano os nossos estudantes poderão ter experiências de job shadowing em diferentes áreas de atuação de um Psicólogo de RH. E paralelamente, em sala de aula, estabelecer contacto com profissionais de RH especializados na utilização e aplicação das melhores práticas e ferramentas no desenvolvimento de RH.

Estágio Curricular

No segundo ano, os estudantes são convidados a imergir 100% na prática profissional, mobilizando competências aprofundadas de avaliação, intervenção e gestão em contexto de trabalho e competências de trabalho autónomo em equipas multidisciplinares.

O Estágio Curricular visa proporcionar aos alunos o contacto com a prática profissional, sob orientação de um psicólogo da instituição acolhedora e a supervisão de um docente. As experiências e aprendizagens realizadas em cada contexto de estágio são alvo de partilha e reflexão coletiva em seminários de discussão alargados.

Parcerias

As parcerias estabelecidas, com empresas de referência do tecido empresarial português permitiram-nos firmar, desde 2014 acordos de estágio com mais de 40 contextos diferentes; e manter contactos com profissionais e académicos que nos ajudam a acompanhar as tendências e as necessidades do mercado de trabalho

Estágios Internacionais

Também no segundo ano, são promovidas oportunidades de internacionalização através de estágios de curta duração (Erasmus Consórcio).

Carreira

Enquanto instituição do ensino superior de referência em Portugal, a Universidade Católica Portuguesa garante  um ensino pautado por elevados padrões de qualidade, preparando os seus estudantes para processos de seleção cada vez mais exigentes.


Investigação

Os alunos são convidados a integrar os projetos de investigação a decorrer no seio da equipa docente e promovidos pelo Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano. O que lhes permite desenvolver competências de pesquisa científica e de trabalho em equipa.


Áreas de Actuação
  • Recrutamento, seleção e integração de pessoas;
  • Formação profissional e desenvolvimento de carreiras;
  • Gestão do desempenho;
  • Gestão de conflitos e mediação das relações laborais;
  • Diagnóstico e intervenção organizacional, com vista à promoção do bem-estar, segurança e saúde no trabalho;
  • Investigação Académica.

Programa Extra-currícular
Hands On Practice: Managing And Developing People
  • Experiential Workshops

Os Experiential Workshops são um ciclo de workshops dinamizado por Profissionais de Recursos Humanos que criarão, em sala de aula, uma aproximação à experiência real de trabalho. Promovendo uma formação mais ampla através do contacto com as diferentes atividades profissionais desempenhadas no quotidiano de um departamento de Recursos Humanos.

  • Edição 2020/2021

    Criação de indicadores em RH I Sara Azevedo I Diretora de Recursos Humanos Leica, Professora Convidada na CPBS
    Final de Contratos e Fecho de Contas I António Pinto de Oliveira I Diretor de Recursos Humanos Cires
    Software para GRH I Frederico Guedes I Business Manager da Wincode)
    Alexandra Martins & Ana Ribeiro I Colaboradoras das Hospedeiras de Portugal

  • Edição 2019/2020

    Digitalization & Digital Consulting I Tobias Becker I Mercer Senior Consultant, Professor Convidado Grenoble Ecole de Management

  • Edição 2018/2019

    Orçamento em RH I Susana Lira I Diretora de Recursos Humanos da Cerealis
    Inteligência Emocional e Liderança I Maria Serra I Senior Partner da P4S
    Software para GRH I Frederico Guedes I Business Manager da Wincode

  • Link to Business

O Link to Business oferece a oportunidade de realização de experiências de job shadowing e mini-estágios de observação em diferentes áreas de atuação de um departamento de Recursos Humanos. Paralelamente, e ainda no âmbito desta atividade, são organizadas visitas de estudo a diferentes contextos empresariais.

 

Ordem dos Psicólogos
Garantia de cumprimento das exigências de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Área de Estudos: 
Psicologia
Grau de Ensino: 
2º Ciclo
ECTS: 
120
Destinatários: 

Podem candidatar-se ao Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos candidatos titulares do grau de Licenciatura (1.º Ciclo, 180 ECTS) em Psicologia.

Coordenação: 

Prof. Doutora Filipa Sobral

Contactos: 

Serviços Académicos
Geral Candidaturas - 939 450 000/12
Vítor Ventura (vventura@ucp.pt / 22 619 62 00 - ext. 310)

Equipa de apoio às candidaturas:
t | 939 450 000/12
@ | candidaturas@porto.ucp.pt