Pós-Graduação em Neuropsicologia

PrintPrint

O crescimento da neuropsicologia nas últimas décadas tem sido notável. De facto, o conhecimento na área da Neuropsicologia é indispensável a um psicólogo e representa uma mais-valia para equipas multidisciplinares que vão além da tradicional abordagem da psicologia clínica. Estes contextos podem ser tão diversos quanto centros de investigação, centros de saúde, hospitais, departamentos de neurologia, unidades de reabilitação, lares de terceira idade, unidades de manutenção ou de longa duração. Como tal, é esperado que o Psicólogo tenha conhecimentos básicos ao nível da organização e funcionamento cerebrais, das várias funções cognitivas e respetivas avaliações, sobre a relação entre as alterações neuroanatómicas e neurobioquímicas e a psicopatologia, bem como sobre as recomendações existentes ao nível da reabilitação cognitiva. Ser capaz de avaliar funções cognitivas como a atenção, memória, linguagem, funções executivas e visuoespaciais, em crianças, adultos e idosos, é atualmente um dos grandes desafios contemporâneos.

A Neuropsicologia tem-se assumido como um conhecimento essencial psicólogos e continua a ser um dos campos mais populares e de rápido crescimento na prática psicológica. É também uma área da Psicologia que tem vindo a beneficiar de grandes desenvolvimentos nas últimas décadas, motivados sobretudo pelo avanço na investigação e no conhecimento aprofundado do cérebro e do comportamento humano.

Esta pós-graduação pretende oferecer a oportunidade de desenvolver um amplo conhecimento científico na área da Neuropsicologia em simultâneo com o desenvolvimento de competências académicas e clínicas, apresentando um conjunto específico de ferramentas que permitam aos psicólogos avaliarem, intervirem e investigarem nas alterações cognitivas e neurodesenvolvimentais. Além disso, será dado um foco especial no atendimento ao paciente, no diagnóstico, no tratamento e no gerenciamento de uma série de condições neurológicas, o que permitirá construir uma sólida preparação para a prática numa ampla gama de posições clínicas.

 

Objetivos

 

Avaliação

Para ter acesso ao certificado de realização da pós-graduação será exigido:

  • Realização de uma avaliação final de cada um dos 4 módulos iniciais (I, II, III, IV e V).
  • Para que sejam aprovados, terão que atingir uma nota igual ou superior a 10 valores.
  • O critério para o aluno aceder à avaliação é ter a confirmação de participação em pelo menos 75% das aulas da pós-graduação.

 

Modelo Pedagógico

Área de Estudos: 
Psicologia
Grau de Ensino: 
Pós Graduação
Contactos: 

Universidade Católica Portuguesa
Gestão dos Serviços Académicos
Rua de Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto, Portugal

@ | candidaturas@porto.ucp.pt

Telemóvel | 93 945 00 00 / 93 945 00 12

Observações: 

Certificação

A frequência do curso completo com avaliação confere Certificado de Pós-Graduação em Neuropsicologia com atribuição de ECTS’s a todos os titulares de grau de licenciado.

A frequência do curso completo com avaliação, confere Certificado de Formação Avançada com atribuição de ECTS’s a quem não seja titular de grau de licenciado.

A frequência do curso completo sem avaliação confere um Certificado de Frequência de Pós-Graduação.

A emissão do respetivo certificado só será emitida para os alunos com a situação de tesouraria regularizada.

Mais informações podem ser obtidas aqui e/ou no portal de candidaturas em http://www.candidaturas.porto.ucp.pt/.