Mensagem da Diretora

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) oferece aos seus alunos uma formação de qualidade nos domínios da Educação e da Psicologia.

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa posiciona-se como um espaço de produção e transferência de conhecimento nos campos da Educação e da Psicologia, tendo por base a qualidade e o rigor científico, a responsabilidade ética e o compromisso social. É nesses valores que assenta a sua atividade, tanto no ensino como na investigação e na prestação de serviços à comunidade.

No âmbito do ensino, estamos focados em oferecer uma formação de 1º, 2º e 3º ciclo fundamentada em conhecimento científico atual e implementada através de práticas pedagógicas inovadoras que reconhecem as potencialidades das tecnologias da informação, num ambiente de proximidade aos estudantes e de respeito pela diversidade dos seus interesses e necessidades.

No âmbito da investigação, é nossa prioridade trabalhar em redes nacionais e internacionais para conduzir investigação que responda aos problemas e desafios das sociedades contemporâneas; e proporcionar o envolvimento precoce dos estudantes em atividades de investigação, promovendo uma formação científica avançada que os torne mais capazes de tomar decisões suportadas pela evidência científica na sua prática profissional.

No âmbito da transferência de conhecimento, é nosso propósito ampliar a rede de parceiros e consolidar a cultura de proximidade, através da transferência do saber académico para as pessoas em geral e para os profissionais e decisores políticos em particular, contribuindo para responder às necessidades de desenvolvimento das comunidades.

Com oferta de ensino ao nível do 1º ciclo em Psicologia, e dos 2º e 3º ciclos em Psicologia e Ciências da Educação, dotada de um centro de investigação integrado na rede nacional de unidades de investigação financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e de dois centros de prestação de serviços à comunidade para promoção do bem-estar psicológico e da qualidade da educação, a FEP posiciona-se já como uma unidade académica reconhecida a nível nacional. Apostando na internacionalização como um dos principais eixos estratégicos da FEP para os próximos anos, esperamos até 2024 consolidar o reconhecimento e impacto internacional da faculdade.

Num contexto atual que nos desafia no presente e nos anuncia grandes mudanças para o futuro, em 2021 a FEP estará focada em garantir a qualidade e o rigor das suas atividades, num clima de flexibilidade, adaptação e inovação, e sempre de proximidade e apoio aos seus estudantes e a toda a comunidade.

Raquel Matos
Diretora da Faculdade de Educação e Psicologia